Atividades para desenvolver o discurso infantil
Seminário: Atividades para desenvolver o discurso infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 9/6/2014 • Seminário • 1.572 Palavras (7 Páginas) • 705 Visualizações
Linguagem
Meta Habilidades
Recursos/ Instrumentos
Desenvolver
A
Linguagem
oral
1. Nomear corretamente os seres e objetos conhecidos.
2. Ampliar o vocabulário (conhecer palavras novas)
3. Participar de conversas informais e planejadas
4. Imitar e identificar sons onomatopéicos
5. Escutar e cantar músicas
6. Responder perguntas simples
7. Atuar em histórias interativas (mudas, lidas, dramatizadas)
8. Recontar fatos utilizando palavras e ate frases
9. Brincar de faz de conta
10. Ouvir e cumprir
11. Elaborar perguntas e respostas com coerências
12. Construir frases completas
13. Desenvolver a concentração
14. Fazer leituras de imagens
15. Realizar brincadeiras com a linguagem (rimas, e parlendas)
16. Expressar oralmente desejos ( tristeza, alegria)
• É importante que a criança tenha contato com a leitura, de forma prazerosa.
1,2,14 _ Caixa surpresa, jogo da memória gigante
1,2,14 – Uso de revistas,panfletos, encartes, jornal ... que apresentem ilustrações significativas par identificação e nomeação dos seres e ações.
2,3,6,11,12,16 – Rodinha de conversas e musicas
5 – Assistir programas infantis que enfoquem a musicalidade
7,9,15 – No momento da brincadeira de faz de conta oportunizar materiais e objetivos que favoreçam e estimulem a imaginação.
4- Realizar brincadeiras: O macaco disse, Seu mestre mandou...
7,13,14 – Ver e ouvir a professora lendo em diferentes contextos.
8,15,11,12 – Usar um telefone ( brinquedo) para simulação de conversas)
16 - Incentivar a criança a solicitar oralmente o que deseja.
16 – Pedir às crianças que se solicitem materiais, que dêem recados.
4,5,7 – Cantar e contar historias que enfoquem sons onomatopéicos
3 – Brincar de apresentador de televisão (educador) realizando entrevistas com as crianças.
13 Presenciar o ato de leitura, contação de história.
Meta Habilidades
Recursos/ Instrumentos
Desenvolver
A
Linguagem
Plástica/
gráfica
1.Visualizar o primeiro nome (com o apoio de símbolos e desenhos)
2. Perceber a seqüência de idéias
3. Estabelecer contato com o material escrito / leituras das imagens (revistas, panfletos)
4. Presenciar a escrita
5. Registrar marcas e traçados
6. Visualizar e reconhecer figuras variadas.
7. Reconhecer familiares e pessoas próximas através de fotos.
8. Manifestar preferência estética. Princípio Estético.
9. Manipular diferentes objetos e matérias, explorar suas características, propriedades e possibilidades.
1.3.9 – Identificar espaços e objetos com os nomes das crianças.
1. Participar de brincadeiras e cantar músicas que explorem o nome.
3,4,6,9. Trabalhar com jogos que explorem rótulos e desenhos.
2,6,9. Manipular jogos e imagens que possibilitem a organização e seqüência de idéias.
7. Organização do mural e álbum de fotos e desenhos de colegas e familiares.
5. Desenhar, pintar, modelar, montar, etc.
8. Sensibilizar a criança para o desenvolvimento da preferência estética: beleza, prazer, conforto.
4. Ver a professora escrevendo...
8,9. Confeccionar coletivamente cartazes, brinquedos e enfeites referentes aos assuntos ou temas que enriquecem a sala de aula e a escola com elementos da Cultura Brasileira, como fantoches, bonecos, livros, música, entre outros.
Desenvolver
A
Linguagem emocional
1. Demonstrar e realizar expressões faciais que indiquem tristeza, alegria, raiva, etc.
2. Expressar de formas os agrados e desagrados, desejos, necessidades e dificuldades.
3. Perceber atos de afetividade através de sensações corporais.
4. Dramatizar
5. Entender e aceitar que não se pode fazer tudo o que se quer (limites)
1,2,3. Mediar e intervir nas situações de conflitos através de jogos, músicas, brincadeiras e histórias
4. Explorar sentimentos, valores contidos nas histórias infantis.
1.4. Jogo das expressões ( exploração de figuras humanas com expressões faciais variadas)
3. Toques e brincadeiras
5. Construir combinados
4. Explorar através de músicas, trechos de histórias, sentimentos, brincadeiras de casinha, etc...
1.4. Construir jogos com representação facial de sentimento. Ex: dado, dominó, memória...
4. Montar ambiente domiciliar
Meta Habilidades
Recursos/ Instrumentos
Desenvolver
A
Linguagem
Corporal
1. Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
2. Expressar-se nas brincadeiras e demais situações de interação, utilizando gestos, ritmos e movimentos corporais.
3. Reconhecer expressões faciais e corporais que transmitem idéias.
4. Representar através da mímica e da dramatização. 1,2,3,4 Ver sua figura refletida no espelho, realizando atividades de imitação: mímicas,danças, utilizando canções que falam das partes do corpo.
1. Quebra cabeça humana, montar as partes do corpo.
2,3,4Realizar brincadeiras de mímica, dramatização, imitação,etc...
Mapeamento do corpo.
Matemática
Meta
Habilidades
Recursos/ Instrumentos
Estabelecer aproximações com algumas noções matemáticas sobre situações do seu dia a dia
1. Manipular e explorar objetos diversos estabelecendo novas relações entre eles, com ou sem critérios pré – estabelecidos.
2. Estabelecer relações entre objetos comparando seus atributos de cor,forma,textura,consistência,tamanho,peso,dimensão,espessura,posição,sabor,ordor,som,temperatura e quantidade.
3. Classificar de formas diferentes um mesmo objeto (características).
4. Realizar operações de seriação e ordenação sem ou com critérios pré – estabelecidos.
5. Identificar a posição do próprio corpo em relação ao espaço (proximidade, vizinhança, dentro e fora, em cima, em baixo, atrás, frente, aqui, lá, do lado, entre, perto, longe, etc.)
6. Utilizar contagem oral, noções de quantidade, de tempo e de espaço junto com o professor nos diversos contextos em que essa utilização se faz necessária.
7. Identificar as cores.
1,2,3 Construir casinhas,caminhos e outros, com blocos de encaixe (imitando um modelo já proposto/ livre sem intenção/com intenção)
1,2,3 Brinquedos de encaixe
4,6,7 Atividades de classificação, seriação e ordenação, com palitos, tampinhas,folhas , folhas,flores,rótulos,embalagens,brinquedos,blocos lógicos,lixa,algodão,etc.
4.Circuito motores, brincadeiras como: morto - vivo, mímica,macaco disse, chicotinho queimado, boliche,bola ao cesto, músicas
( indiozinhos, feijão com arroz)
4.Atividades de sequenciação e seriação como calendários, cenas mudas,etc.
5,6,7 Brincadeiras e músicas envolvendo a idade.
7. Explorar as cores existentes no ambiente da instituição.
6. O professor deverá registrar no quadro ou folha de papel de craft o resultado dos jogos, números de crianças do dia, data, etc.(para contato visual dos números pelas crianças).
Movimento
Metas Habilidades Recursos/instrumentos
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo conhecendo progressivamente seus próprios avanços
1.Desenvolver a coordenação dos grandes movimentos
2 Desenvolver a coordenação motora fina 1. Engatinhar, andar, correr, pular, chutar, jogar com as mãos, pegar, subir e descer escadas
Atividades livres; brincadeiras no pátio, tais como: escorregador, balanço, gira – gira bola, corda, roda (folclórica)
Atividades dirigidas e jogos:
• Correr perseguindo um colega
• Correr dado um sinal, pegar um companheiro.
• Saltar com os pés juntos, dando as mãos a um companheiro.
• Saltar o mais alto possível.
• Dar cambalhotas em colchonetes.
• Jogos variados.
• Circuito psicomotores com obstáculos.
2. Oferecer jogos de construção: fornecer que exijam uma manipulação mais aprimorada, que envolvam mais os dedos do que as mãos. Ex: pinos mágicos.
_ Atividades: empilhar, encaixar, enroscar, desenroscar, enrolar, amassar, torcer e pinçar.
_ Picotagem (picar diferentes papeis e colar num desenho)
_ Digital: fazer bolinhas com os dedos, com papel picado. Nesta fase, o papel deve ser picado num dia e as bolinhas em outro. O melhor papel para este exercício é o papel seda ou crepom.
_Colagem livres: com materiais diversificados tais como: fósforos, botões, retalhos de pano e couro, palitos, macarrões, formas geométricas recortadas pela professora. Incentivar a criança a dosar a quantidades de cola usada. Quando conseguir fazer isto, pode dar o tubinho de cola.
_ Colagens dirigidas: com canudinhos, feijões, milho, palito de fósforo, barbantes.
_ Recortes: começar com recortes livres para verificar se a criança domina o uso da tesoura. Quando estiver usando a tesoura com facilidade, introduzir recortes dirigidos, seguindo a mesma ordem proposta para as colagens dirigidas.
Dobraduras: nesta idade a criança é capaz de fazer dobraduras na horizontal e vertical, não muito complexas.
__Encaixes; dar encaixes de objetos concretos em madeira.
Natureza e Sociedade
Metas
Reconhecer a importância do Meio Ambiente desenvolvendo ações de cuidado e respeito com o mesmo
1. Explorar e interagir com o Meio Ambiente em seu entorno.
2. Estabelecer contato com pequenos animais, plantas e objetos diversos.
3. Selecionar e classificar partes da planta, (tipos de folhas, tamanho, flores, sementes, frutos, caules, raízes)
4. Conhecer e diferenciar os tipos de plantas (ornamentais,comestíveis,
Frutíferas,tóxicas)
5 . Despertar o interesse de cultivar, cuidar e utilizar as plantas como forma de vida
( frutos, verduras, legumes, plantas medicinais, ornamentais, etc.)
6-Identificar os tipos de alimentos, diferenciando sabores, odores, cores e formas
7 . Identificar diferentes animais, diferenciando tipos de peles, pêlos, plumas, tamanho, peso, cor. Recursos/ instrumentos
1,2,3,4,5,6 – Conversas informais.
1,2,3,4,5,6 – Passeio orientado pelas dependências da instituição, mostrar as pessoas que trabalham.
1. Observar os efeitos de luz, calor,força e movimento.
1,2,3,4,5,6, - Nomear oralmente as coisas existentes nos espaços.
1,2,3,4,5,6 – Explorar situações cotidianas.
1,2,3,4,5,6 – Mostrar as plantas existentes na instituição.
1,2,7 – Localizar pequenos animais.
( formigas,tatu,bola, pássaros, borboletas, insetos, etc.)
2,4,5,7 – Contar, ler,ouvir CD’s,histórias de plantas e animais.
1,2,3,4,5,6,7- Música ( Sítio do seu Lobato.O cravo brigou com a Rosa.A linda Rosa Juvenil,etc.
1,2,3,4,5,6,7 – Brincadeiras ( Coelhinho sai da toca. A Galinha, a Raposa e os Pintinhos, etc.)
3,4,7- Modelagem de animais e plantas
( argila e massinha).
3,6,7 – Montagem de quebra cabeça ( encaixe dos tapetes com desenhos de animais e plantas).
1,2,3,4,5,6 – Cuidar das plantas.
1,2,3,4,5,6,7 – Parlendas ( O Pato, O Toucinho,etc.)
1,2,7 - Imitar animais ( locomoção e sons).
1,2,3,4,5,6,7 – Explorar situações cotidianas.
2,7 - Agendar o dia do animalzinho de estimação.
1,2,3,4,5,6,7 – Passeio orientado pó r lugares arborizados ( jardins, praças,sítios, chácaras, hortas, etc.), coletando materiais interessantes.
1,2,3,4 – Coleção de produtos naturais
( folhas, flores,sementes, cascas e plantas).
3,4,6,7 – Jogos de encaixe em E.V.A (casa de legumes, casa de frutas)
2. Cartazes com os diferentes tipos de plantas e animais.
1,2,3,4,5,6 – Trazer mudas de plantas para ornamentar o jardim, plantar em vasos e montar uma horta.
1,5-Incentivar a criança a cuidar com prazer das plantas,acompanhando seu crescimento,suas transformações e participando dos cuidados que exigem (regar,verificar a presença de pragas,adubar,etc).
1,3,5,6,7-Registrar as observações em forma de representações (colagens,construções com papéis,cartolinas e sucatas,dramatizações,mímicas,desenhos,etc).
2,3,5-Teatro de máscaras e fantoches (frutas,verduras,legumes,etc).
5,6-Preparação junto com as crianças de sucos de frutas e legumes,saladas,sopas,etc.
3,6-Brincar de Buffet com alimentos fantasias 9 massinhas,papel plástico.E.V.A,etc,que serão servidores no cardápio do dia.
1,7-Piquenique
6- Trabalho de literatura:Camila no País da Vitamina,filmes educativos,etc.
1,2,3,4,5,6-Pesquisar as plantas,suas características e utilização.
3,4,6-Vendar os olhos e tentar adivinhar que o alimento é pelo cheiro,sabor textura e forma.
2,3,4,5,6-Diferenciar frutas de verdura,legumes e grãos,durante as refeições.
1,2,3,4,5,6-Identificar alimentos pela cor e forma.
1,2,3-Caixa de surpresa (vai dando pistas para crianças descobrirem o conteúdo.
1,3,6-Caixa tátil
2,4,5,6-Projeto de Educação Alimentar Nutricional.
...