BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR
Artigos Científicos: BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jusefa • 27/1/2015 • 247 Palavras (1 Páginas) • 481 Visualizações
O presente artigo apresenta uma breve análise sobre a compreensão da ocorrência do fenômeno bullying no contexto escolar e os efeitos que o mesmo possa causar no desempenho dos alunos que sofrem agressão física ou psicológica. Tem como objetivo definir o conceito de bullying, relacionar os tipos, identificar as características e as consequências. O bullying não é uma brincadeira inocente, ele interfere no processo de ensino na aprendizagem do aluno e pode trazer consequências drásticas para o meio escolar, não só para as vítimas, mas para todos que convivem neste ambiente. A escola deve ser um ambiente seguro e saudável, que tem a obrigação de afastar todos os tipos de agressões, sejam físicas ou verbais que ocorram em seu espaço físico. Portanto, é convincente que ao preparar os profissionais da educação para lidarem com as manifestações do bullying, repassem para tais contribuir para que o ambiente escolar se transforme em um local menos violento, valorizando a cidadania, o respeito e a ética entre todos que compõem o seio escolar.
Conceito do fenômeno Bullyng
Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que causam danos físicos e psicológicos. O termo é derivado de uma palavra inglesa (bully) que significa tirano, brutal. Contudo, a expressão bullying, que não existe na língua portuguesa, significa as formas de agressões intencionais feitas repetidamente, com a intenção de causar angústia ou humilhação a outro indivíduo. Então, não existe uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar o bullyng.
...