BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR
Por: Selma Santos • 2/11/2016 • Artigo • 529 Palavras (3 Páginas) • 396 Visualizações
Por: Prof. Esp. Eunice Pereira da Silva
A expressão bullying é usada para referir-se a uma prática de desacato que tem como finalidade a inferiorização do outro, através de vários atos, comumente repetitivos. Esse tipo de violência pode ser física ou psicológica e intencional, pois o agressor sempre tem a intenção de inferiorizar e menosprezar a vítima.
Apesar de ser divulgado há pouco tempo como prática de violência no ambiente escolar o bullying, não é recente, o desrespeito e humilhação já são exercidos nesse âmbito há muito tempo.
Para Ramos (2008) o bullying é diferente da violência explicita que é facilmente reconhecida em algumas escolas, como por exemplo, as pichações e ações de vandalismo. Para o autor o fato é suportado por boa parte da comunidade escolar, e observado por muitas vezes como normal no relacionamento entre crianças e adolescentes.
Em conformidade com Silva (2010), os efeitos do bullying escolar são os mais diversos possíveis e irão depender de cada individuo, da sua base, de suas vivências, da predisposição genética, da maneira e da proporção dos ataques. Porém, o bullying é causador de sofrimento de suas vítimas, em maior ou menor intensidade. Algumas delas carregarão marcas profundas para a vida adulta, oriundas dessa violência e precisarão de auxilio psicológico e/ou psiquiátrico para poder superá-las.
O que se pode então ser feito para combater essa prática tão destrutiva, que se inicia geralmente no ambiente escolar? A melhor maneira é pensar que é algo que deve ser realizado em conjunto com a família, escola e o poder público, em suma com a sociedade em modo geral. É imprescindível que cada um faça a sua parte, contribuindo a formação de uma sociedade consciente de que esse tipo ação fere uns dos direitos fundamentais que toda individua possui o de ser respeitado da maneira que é.
É um fato que o combate a esse tipo de violência escolar é uma importante colaboração para a construção de uma sociedade diferente e mais justa., pois uma sociedade democrática é aquela que aceita e valoriza as diferenças de cada um. E para isso é inaceitável a prática do bullying.
...