Benefícios e riscos na prática da ginástica artística
Por: RhodCR • 8/11/2018 • Projeto de pesquisa • 463 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
4
Introdução
A prática de qualquer atividade física traz resultados visíveis ao corpo, à mente e até às relações interpessoais no ambiente familiar e profissional. Seja qual for a modalidade escolhida, é indispensável consultar sempre um médico e realizar exames que vão buscar por problemas de saúde pré-existentes que necessitem de cuidados especiais e que vão definir o limite do corpo de cada indivíduo. Dessa forma, reduz-se o risco de lesões e é possível até ter um direcionamento que possa colaborar com a melhora de doenças.
5
Ginástica artística
Benefícios e riscos na práctica da ginástica artística
Como todos os desportos pode ser muito benéfica quando realizada com moderação. No entanto, é uma das especialidades desportivas com mais lesões se a trabalhamos como um desporto puramente de competição.
Por sorte, o ensino deste desporto é muito mais racional que há trinta anos atrás. Já que agora abundam os grupos em colégios que trabalham um par de dias por semana, e depois organizam competições entre eles para que a moderação não implique a falta de competição. Antes, nos colégios, era uma atividade onde não haviam encontros com outros centros quase nunca. E as crianças que queriam algo mais tinham de se inscrever num centro especializado.
Isto dava azo a lesões prematuras e perfeitamente evitáveis já que muitos destes desportistas não tinham as qualidades físicas para assimilar treinos tão duros. Os ginastas internacionais já se lesionavam muito devido ao desgaste, imaginemos rapazes e raparigas com um físico mais limitado.
Trabalhada com moderação, a ginástica desenvolve muito as nossas qualidades motoras. Melhorado nosso equilíbrio, coordenação e controlo do corpo. Por outro lado, também estamos a trabalhar a força máxima e a resistência muscular. Tanto no treino como na competição há um componente aeróbico e sobretudo anaeróbico.
Mas um trabalho tão completo faz com que estas tarefas tenham de estar muito bem dirigidas. E ainda assim, muitas vezes não é suficiente. Há um índice muito grande de lesões na ginástica artística:
Podem haver lesões na coluna vertebral que desencadeiem problemas medulares. Costumam produzir-se devido a fortes sobrecargas na zona lombar. Também podem haver outros problemas no tronco.
6
Quedas más nas piruetas costumam provocar também torceduras e luxações nas articulações. Nós ginastas costumam ser mais frequentes nas extremidades inferiores.
Nas extremidades superiores produzem-se mais fracturas. A rádio distal a a fractura por fadiga costumam ser as mais habituais. Poderiam produzir uma dor crónica.
Seja qual for o nível da prática é bom ter bons hábitos vitais no que diz respeito à alimentação. Uma dieta correta é sempre benéfica na luta contra lesões.
7
Conclusão
A ginástica é um esporte olímpico e é perceptível que não é qualquer um que pode executa-lo, pois é necessário ter muita força física e um acompanhamento rigoroso até porque envolve muitas partes do corpo que qualquer erro na manobra pode ser fatal ao atleta.
...