Carboidratos
Tese: Carboidratos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maymaia • 13/1/2014 • Tese • 1.980 Palavras (8 Páginas) • 221 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
INSTITUTO DE CENCIA EXATAS E TECNOLOGIAS – ICET
CURSO: FARMÁCIA
RELATÓRIO DE BIOQUÍMICA
REAÇÕES DE CARACTERIZAÇÃO DOS GLICÍDEOS
ALUNOS:
JOSÉ DIEGO MACIEL SIMÕES
LARISSA BARBOSA
MAYARA PEREIRA COSTA
PROFª: PATRICIA ALMEIDA
ITACOATIARA-2013
Resumo
Objetivou-se nesse experimento realizar reações de: identificação de glicídeos, glicídeos redutores, diferenciação entre aldoses e cetoses e hidrólise de di e polissacarídeo. Para isso, foram usadas reações com iodo ( reagente de lugol), e reação de Molish; reação de Benedict; reação de Seliwanoff; hidrólise da sacarose (ácido concentrado) e do amido, respectivamente. Na primeira reação houve a formação de um anel violeta (na interfase dos líquidos) quando acrescentado o ɑ-naftol. Com o iodo observou-se uma coloração violeta ao adicionar-se lugol a solução de amido a solução de amido. Na identificação de glicídios redutores, percebeu-se que os compostos que possuíam grupo hemiacetal livre, na presença de reativo de Bennedict, tinham caráter redutor. Ao utilizarmos o reagente de Seliwanoff, pode-se diferenciar aldose de Cetose, já que o ultimo reage mais intensamente, formando derivados furfurais de coloração avermelhada. Nas reações de di e polissacarídeos, a sacarose 1% foi colocado em presença de ácido sulfúrico concentrado e sofreu hidrolise, em seguida adicionou-se o reagente de Bennedict causando uma redução na sacarose. Já o amido, quando posto em contato com ácido a quente, sofre várias hidrolises tendo dextrinas, glicose e ou maltose como uns dos seus produtos finais.
Introdução
Os glicídios são biomoléculas mais abundantes no planeta, tendo como funções básicas: reserva energética e estrutural. Para um entendimento completo dessas moléculas é indispensável e conhecimento de suas estruturas, suas reações e como eles são identificados nos laboratórios. O reagente de Molish (solução alcoólica de ɑ-naftol a 5%) sob a ação do acido sulfúrico concentrada, os glicídios formam o composto furfural ou os seus derivados. Essas substancias condensam-se com o ɑ-naftol e produzem um composto de cor violeta, mostrando que a reação deu positiva para a presença de glicídios, embora não sendo especifica, pois se processa com outras substancias.
O reagente de lugol forma com o amido um complexo de cor azulada, e com o glicogênio cor vermelha, não produzindo coloração com o iodo, celulose, mono e dissacarídeos. O reativo de Bennedict (citrato de sódio, carbonato de sódio anidro, e sulfato de cobre) reage em meio alcalino com a hidroxila anomérica livre (oxi-redução) formando oxido de cobre de cor vermelha ou amarela. A reção de Seliwanoff (resorcinol diluído em ácido clorídrico) diferencia aldeído de cetona, formando um composto avermelhado para a função Cetose (reação positiva). É bastante comum a utilização de ácidos fortes tais como: ácido clorídrico e ácido sulfúrico concentrado para a hidrólise de osídios (oligossacarídeos e polissacarídeos).
Objetivos
Essa pratica teve como objetivo a caracterização e demonstração das reações clássicas, com o estudo dirigido para os aspectos qualitativos das reações com os glicídios: Identificação de glicídios, identificação de redutores, diferenciação entre aldoses e cetoses, hidrolise de di e polissacarideos.
Materiais e Procedimentos :
• Tubos de ensaio
• Micropipetador
• Pipeta volumétrica
• Glicose
• Frutose
• Amido
• Água destilada
• Sacarose
• Solução de ɑ-naftol
• Ácido sulfúrico
• Ácido clorídrico
• Reagente de lugol
• Reagente de Bennedict
• Hidróxido de sódio
1. Teste de Molish
Identificou-se os tubos de ensaio como glicose (tubo 1), frutose (tubo 2) e água (tubo 3). Pipetou-se para o primeiro tubo 2mL de glicose, ao segundo 2mL de frutose e ao terceiro 2mL de água destilada. Acrescentou-se 5 gotas da solução de alfa-naftol a 5% e agitou-se. Pipetou-se cuidadosamente 1mL de ácido sulfúrico concentrado com o tubo inclinado, deixando escorrer pelas paredes do tubo sem agitar.
2. Reação de Seliwanoff
Identificou-se os tubos de ensaio como glicose, frutose e água. Pipetou-se para o primeiro 1mL de glicose, ao segundo 1mL de frutose e ao terceiro 1mL de água destilada. Adicionou-se em todos os tubos de ensaio 1,5mL de acido clorídrico e 0,5mL de reativo de Seliwanoff. Agitou-se cuidadosamente. Deixou-se em banho-maria fervente até completar a reação.
3. Reação de Lugol
Preparou-se as seguintes series de tubos:
Tubo A: 1mL de água destilada
Tubo B: 1mL de solução de glicose 1%
Tubo C: 1mL de solução de sacarose 1%
Tubo D: 1mL de solução de amido 1%
Acrescentou-se, a cada tubo, duas gotas de reagente de lugol, misturou-se e observou-se.
4. Hidrólise de Di e Polissacarídeos- Reação de Benedict
Preparou-se a seguinte series de tubos, contendo:
Tubo A: 1mL de água destilada
...