Comentário Sobre o Texto “O canto na aula de música reflexões sobre uma prática em uma escola pública”
Por: Weinberg Alves • 4/12/2020 • Dissertação • 924 Palavras (4 Páginas) • 222 Visualizações
Universidade Estadual do Maranhão[pic 1]
Núcleo de Tecnologias para Educação
Curso de Licenciatura em Música
WIBERG ALVES DE LIMA SILVA
Comentário sobre o texto “O canto na aula de música reflexões sobre uma prática em uma escola pública”
Carutapera - MA
2020
O canto na aula de música: reflexões sobre uma prática em uma escola pública
Uma abordagem sobre a Educação musical e seus desafios no século XXI
A partir da leitura detalhada e atenta do texto proposto, e levando em consideração o pensamento das autoras sobre o ensino da música em sala de aulas, em especial o canto, temos um entendimento terminológico do texto para elaboração da nossa atividade.
Teresa Mateiro, faz uma abordagem nos fazendo entender o sobre o que é, e como tem se ensinado música nas escolas.
Parafraseando o que diz a autora que a música; Ensino do canto; Formação do professor é de grande importância, expandindo os horizontes na concepção pedagógica, sobretudo a aplicação em sala de aula.
A análise feita a partir da observação em sala de aula e gravadas em vídeos nos mostra que as atividades mais comuns são a de cantar e tocar, as categorias para organização do ensino foram: repertório, conteúdo, flauta doce, canto, aspectos técnicos e musicais. Que os professores com conhecimento musical na área do canto nos cursos de Licenciatura em Música, e quase sempre estão voltados ao estudo de um instrumento e/ou ao canto coral. Isso tem dificultado o ensino da música em sala de aula. O repertorio é composto por canções de folclore e da música popular brasileira, e ressalto aqui que a maioria das as aulas de música normalmente acontece nas salas de aula tradicional, poucas são as escola que tem uma sala especifica de música.
Observa –se que o canto nas aulas de música das turmas do ensino fundamental é uma pratica recorrente. A atividade de cantar é desenvolvida principalmente por meio de procedimento de ensino, como: cantar com o auxílio de acompanhamento de instrumentos que musicais tem sido utilizado como uma ferramenta pedagógica, mas muitas vezes cumprindo algum tipo de função diferente da que a atividade especifica requer para o desenvolvimento vocal do aluno.
Após interpretar, entender e assimilar o texto, vem os questionamentos, a educação musical corre o risco de estar ultrapassada pelas enxurradas de informações do século XXI? Como as crianças e jovens se envolvem e aprendem música? Qual o papel das pedagogias de educação musical na aldeia global e na era da formação?
É bem verdade que o ensino de música no brasil continua na busca por um norte, por diretrizes e orientações que possam estruturar e fundamentar os currículos e o planejamento dos professores atuantes na escola básica. Não temos um currículo nacional definido nesse sentido, entretanto é imprescindível que haja clareza quantos aos objetivos acerca do ensino de música na escola.
O estudo metódico da voz é pouco utilizado em situações de ensino e aprendizagem, como por exemplo para explorar aspectos da música, ou outras formas de produção vocal, ou seja, atividade de cantar ela é concebida sempre com um meio de compreensão mais ampla de conceitos musicais.
Para Alencar de Brito” a canção é um gênero musical que funde música e poesia.” Cantando as crianças imitam o que houve desenvolvendo sua expressão musical, desde que essa atividade seja realizada num ambiente de estimulo ao canto a escuta e interpretação. Apesar de diversos trabalhos elaborados na área de educação musical apontarem que o canto é uma atividade presente tanto nas práticas escolares, quanto nas aulas de músicas, “Poucas são as pesquisas que se dedicam a produzir conhecimento cientifico relacionado a pedagogia vocal infantil”, diz Teresa mateiro em outro de seus artigos sobre o assunto, e poucos são os estudos nessa área e principalmente na formação do licenciando paras a atividades e a preparação vocal desse alunos poucos estão preparados para trabalhar com canto em sala de aula. A maioria não trabalha com canto, ainda que cantem mas não é o canto a principal atividade.
...