Crise economica
Por: BBB Desire • 7/3/2017 • Projeto de pesquisa • 718 Palavras (3 Páginas) • 241 Visualizações
A pesquisa foi realizada no dia 25 de Maio do ano de 2016, com comerciantes da cidade de Dois Vizinhos –PR na área central do Município. A quantidade de pesquisas no comércio foram dez. Estas realizadas pessoalmente em cada estabelecimento comercial e respondidas pelos sócio proprietários.
Os ramos de comércio entrevistado incluem:
- Vestuário;
- Concessionária de veículos;
- Mercado de alimentos;
- Farmácias;
- Material esportivo;
- Imobiliária;
- Materiais de construção;
- Papelaria;
- Produtos de limpeza.
Os dados colocados a baixo representam os obtidos na pesquisa, as quais estarão anexadas no final deste.
Segue a explicação das respostas em texto e/ou gráficos.
1.O número de empregados de cada empresa varia de 02 a 35. Isso significa que as empresas visitadas não foram selecionadas pelo número de empregados, mas sim pela localização e facilidade de contato.
[pic 1]
2.A segunda questão que pesquisamos foi: Houve uma redução de empregados devido a crise? Obtivemos as seguintes respostas:
[pic 2]
O total de empregados atuais das empresas pesquisadas é de 105 (cento e cinco) funcionários. Como na questão levantada queremos saber se houve redução de empregados, perguntamos também quantos foram demitidos neste ultimo ano. Obtivemos a seguinte resposta: 13 (treze). A estatística mostra que 13,65% foi a redução total.
3. Queríamos também saber, se a receita anual foi prejudicada em função da crise. As respostas foram as seguintes:
[pic 3]
O dado mais significativo desta questão observada na pesquisa, é que as duas empresas que não houve redução de consumo estão relacionadas à venda de medicamentos. Isto mostra que as pessoas redirecionaram seus gastos em produtos de primeira necessidade.
3.1.Relacionamos também a porcentagem da redução de venda em relação ao mesmo período do ano passado. O gráfico visualiza as quantidades.
[pic 4]
Identificamos que as empresas menos afetadas são as de produtos de primeiras necessidades, como as farmácias (gráfico anterior) e mercados de alimentos. Um dado inesperado é o ramo imobiliário que reduziu somente 10% de seu produto. Entendemos que a resposta é valida e autoexplicativa, quando conhecemos a realidade do nosso Município na questão de moradia. Aonde as pessoas tem condições de estar em uma moradia seja ela própria ou locada.
4. Questionamos também se a inadimplência aumentou. Os resultados foram:
[pic 5]
Concluímos que além da redução das vendas o comércio que vende a prazo ainda tem a dificuldade de receber os pagamentos conforme o combinado com o cliente.
5. Pesquisamos a forma como o cliente prefere fazer o pagamento dos produtos comprados.
[pic 6]
6. A última questão levantada teve como objetivo sentir a percepção pessoal do entrevistado quanto aos ramos de comércio mais e menos afetados pela crise:
A- Mais afetados:
- Indústria;
- Automotivos;
- Material de construção;
- Multifuncionais;
- Construção civil;
- Comércio em geral.
B- Menos afetados:
- Alimentação;
- Agronegócio.
A pesquisa foi realizada no dia 25 de Maio do ano de 2016, com moradores da cidade de Dois Vizinhos –PR. A quantidade de pessoas entrevistadas foram dezenove. Estas realizadas pessoalmente e de forma aleatória.
A idade varia entre 13 (treze) e 57 (cinquenta e sete) anos, sendo 10 (dez) masculinos e 9 (nove) femininos. Entre estes 11 (onze) casados e 8 (oito) solteiros.
A atividade exercida dos entrevistados incluem:
- Servidor público;
- Estudante;
- Professor;
- Aposentado;
- Pedagogo;
- Agricultor;
- Vendedor;
- Estagiário.
1.A situação profissional destas pessoas estão representadas no gráfico a seguir:
...