ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ALMIRANTE SOARES DUTRA
Por: Natália Câmara • 20/3/2017 • Monografia • 3.349 Palavras (14 Páginas) • 313 Visualizações
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ALMIRANTE SOARES DUTRA
ANDRESA VIANA DANIEL HENRIQUE
DRYELLI SANTANA JOÃO MATHEUS
KEILA SANTOS LUCAS OLIVEIRA
MILENA ARAÚJO NATÁLIA CÂMARA
SUELLEN MARIA VITÓRIA LUCENA
VITÓRIA CRISTINA
MAREMOTRIZ
Recife
2016
ANDRESA VIANA DANIEL HENRIQUE
DRYELLI SANTANA JOÃO MATHEUS
KEILA SANTOS LUCAS OLIVEIRA
MILENA ARAÚJO NATÁLIA CÂMARA
SUELLEN MARIA VITÓRIA LUCENA
VITÓRIA CRISTINA
MAREMOTRIZ
Trabalho apresentado pelo grupo de alunos da Turma do 2° ano do Curso de Meio Ambiente “A” e “B” da Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra, como avaliação da Amostra Técnica.
Orientador: Clodoaldo Silva
Recife
2016
RESUMO
O tema apresentado e discutido nessa atividade acadêmica de pesquisa documental representa a concretização de um intensivo e minucioso esforço coletivo de nosso grupo, no sentido de possibilitar a exposição dos fatores relacionados à essa temática de energia proveniente das ondas e marés. Para tanto, procedemos à consulta de fontes bibliográficas, tanto no âmbito físico quanto virtual, analisando e compilando seu conteúdo a fim de podermos estabelecer e aprofundar aqueles aspectos que consideramos como sendo os de maior relevância, cujas dimensões e enfoque se encontram expostos no próprio título: história, ciência básica relativa à energia das marés, aspectos ambientais e aspectos econômicos. Apenas didaticamente, dividimos nosso resumo científico sob a forma de introdução, desenvolvimento e considerações finais. A seguir, elencamos as fontes bibliográficas consultadas, finalizando a abordagem.
Palavras-chave: Maremotriz. Fonte energética. Potencial energético.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 6
- DESENVOLVIMENTO 6
- HISTÓRIA 6
- CIÊNCIA BÁSICA RELATIVA À ENERGIA DAS MARÉS 7
- CONCEITO DE ENERGIA DAS MARÉS 8
2.4 ENERGIA POTENCIAL E CINÉTICA 9
- ASPECTOS AMBIENTAIS 9
- ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS 11
- CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 11
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 – A Lua e a sua contribuição no aparecimento das marés 8
Figura 2 – Fases da lua e sua contribuição no aparecimento das marés 8
6
1 INTRODUÇÃO
É notório que, atualmente, tudo é movido graças às fontes energéticas. A energia maremotriz está inteiramente incluída no espaço globalizado por ser uma forma de geração de energia elétrica obtida a partir das alterações das marés, através de barragens ou de turbinas submersas. Para captar essa energia, é de extrema importância a análise de áreas restritas, pois os níveis devem partir de 7 metros. No Brasil, por não ser populoso, a energia de marés encontra-se em poucas localidades, tais quais no rio Bacanga, em São Luís (MA) e na ilha de Macapá (AP) apresentando marés de 11 metros. É necessário extensos estudos dos locais antes da implantação da estrutura dessa energia, pois além dos índices de elevações contarem completamente para a produção de energia, fenômenos naturais como terremotos e furacões comprometem toda a infraestrutura de captação energética.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 HISTÓRIA
Diferentemente de como se é pensado, a fonte de energia provinda das marés já havia sido explorada pelos antigos habitantes da costa do Atlântico Norte durante o início da Idade Média e, com o passar do tempo, foi aperfeiçoada pelos japoneses (a partir de meados da década de 1960) com desenvolvimento de boias de sinalização marítima alimentadas por energia das ondas. Entretanto, o primeiro grande projeto de aproveitamento das marés foi construído no rio Rance, na França, (1967) onde a média anual das marés é de 8,4 metros de desnível. Esse projeto consistiu na construção de uma barragem de 710 metros de comprimento.
...