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Educação No Brasil

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Por:   •  6/5/2014  •  Seminário  •  3.523 Palavras (15 Páginas)  •  252 Visualizações

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Da produção da pesquisa em educação musical à sua apropriação

Cláudia Ribeiro Bellochio

Resumo: A proposição desse texto é suscitar o debate sobre algumas das

relações que se estabelecem entre a produção, a difusão e a apropriação da

pesquisa em educação musical no Brasil, o que é, em grande medida,

transversalizado por princípios políticos, reais e ocultos, objetivos e subjetivos,

presentes nos múltiplos espaços de práticas musicais. Inicialmente é tecida uma

breve revisão sobre o estado da arte da pesquisa em educação musical no Brasil;

logo comenta-se sobre a produção de conhecimento na pesquisa em educação

musical. Conclui-se sugerindo alguns pontos que poderão contribuir com ações

políticas para a pesquisa em educação musical.

Palavras-chave: Pesquisa. Educação musical. Conhecimento.

Difusão/apropriação.

Abstract: The purpose of this text is to propose the debate regarding some of the

relations that are established among production, diffusion, and appropriation of

research in musical education in Brazil. In this kind of research it may be also found

some issues dealing with subjective, objective, occult, real and political principles,

which are presented in several musical practices. Firstly, a brief review is discussed

concerning the state of art of the research in musical education in Brazil. Secondly,

the knowledge production is commented in musical education research. To

conclude, some considerations are suggested, which could contribute to political

actions to the research in musical education.

Keywords: Research. Musical education. Knowledge. Diffusion/ appropriation.

Agradeço ao convite para participar desse importante evento da ANPPOM, de

modo especial, ao convite para estar debatendo idéias nessa mesa

denominada “Produção de conhecimento e políticas para a pesquisa em

educação musical”. Cumprimento minhas colegas de mesa, profª Drª Alda

Oliveira e Profª Drª Regina Márcia Santos. Cumprimento aos organizadores,

Prof. Dr. Ney Fialkov e Profª Drª Luciana Marta Del Ben pelo incansável

cuidado com toda a preparação e execução das atividades que estamos

vivenciando.

Minhas colocações talvez não tragam novidades, mas penso que podem

suscitar o debate sobre algumas questões, dentre elas as relações que se

estabelecem entre a produção, a difusão e a apropriação da pesquisa em

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educação musical, o que é, em grande medida, transversalizado por princípios

políticos, reais e ocultos, objetivos e subjetivos, quer sejam das organizações

científicas da área, quer sejam das instituições públicas, quer sejam das

necessidades decorrentes dos espaços de práticas musicais.

Para tanto, organizo a fala em tópicos. Inicialmente faço uma breve revisão

sobre o estado da arte da pesquisa em educação musical no Brasil; logo

comento sobre a produção de conhecimento na pesquisa em educação

musical. Concluo apresentando uma reflexão sobre a produção versus

apropriação de conhecimento, a partir de situações vivenciadas e

encaminhando alguns pontos que poderão contribuir com ações políticas para

a pesquisa em educação musical.

1. Uma breve revisão sobre o estado da arte da pesquisa em educação

musical no Brasil

Inicio minha fala com a boniteza, profundidade e clareza das palavras de

Paulo Freire: “Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo

educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e

comunicar ou anunciar a novidade”. (Freire, 2002, p.32).

Como é de conhecimento, a pesquisa em educação musical no Brasil, se

considerada em relação a outros países, é relativamente nova. Isso tem

levado, quase que em senso comum, à repetição de que a “a área é nova”. No

entanto, ainda que a educação musical, e consequentemente a pesquisa em

educação musical, sejam tomadas como “áreas novas” temos Associações

atuantes (ANPPOM e ABEM), Programas de Pós-graduação em Música com

sub-área em Educação Musical, Programas de Pesquisa em Educação;

Grupos de Pesquisa vinculados às Universidades e cadastrados no CNPQ,

pesquisadores individuais, Cursos de Graduação, escolas e outros espaços e

sujeitos que produzem pesquisas, nos mais diferentes enfoques e com uma

variada abordagem teórica e metodológica. Acoplado a esse fato, verifica-se

que “na última década a Educação Musical brasileira vem apresentando um

desenvolvimento significativo como área de conhecimento acadêmicocientífico”

(Del Ben, 2003, p.1). Assim, pode-se

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