Educação física
Seminário: Educação física. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandrabm • 29/4/2014 • Seminário • 424 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
A entrada: receber as crianças num espaço com “Cabanas”, usando mesas e lençóis. Cria um novo cenário, e deve despertar na criança uma
atitude positiva em relação ao novo ambiente, como se estivesse vivendo um personagem de uma história. Serve de pano de fundo para o cenário das demais atividades.
O grande grupo senta em roda de frente para o cenário a ser montado. A turma é dividida em grupos de 5 alunos.
Educação Física: Circuito com cadeiras, bambolês, mesa e por fim uma piscina de bolinhas num dos cantos da sala. Passam por cima, por dentro, por baixo e mergulham. No fundo da piscina há diversos cartões com palavras que devem ser buscados. Cada um do grupo retira uma palavra. Leva em torno de cinco minutos por grupo.
Português: O grupo se reúne ao redor de uma mesa com livros de contos, dispostos apenas para dar ideias aos alunos. Cada um do grupo mostra a sua palavra, e as crianças têm que criar em dez minutos uma pequena história, um esquete, uma cena, em que apareçam todas as palavras do grupo.
Artes: Num espaço próximo, um baú com fantasias para possibilitar que expressem a imaginação e a criatividade, escolhendo a caracterização da história. Ao lado, em EVA, árvores, nuvens, peixes e tantos outros elementos de cenário para serem arranjados no pano de fundo ou dispostos no chão. Os alunos têm cinco minutos para apresentar seu teatrinho para todo o grupo, um por vez.
O
espaço escolar deve ser marcado por um ambiente cooperativo e estimulante para o desenvolvimento dos alunos, bem como deve fornecer a interação entre o que os alunos aprenderão ou criarão das propostas que realizarem e dos desafios que vencerem.
É no espaço físico que a criança consegue estabelecer relações entre o mundo e as pessoas, transformando-o em um pano de fundo no qual se inserem emoções. Essa qualificação do espaço físico é o que transforma um ambiente. Se as crianças podem se movimentar com liberdade na escolha das tarefas a serem realizadas e os materiais também forem especialmente escolhidos e construídos a fim de desenvolver todos os sentidos e todas as noções espaciais delas, o espaço não é neutro. Ele poderá ser estimulante ou limitador de aprendizagens, dependendo das estruturas espaciais dadas e das linguagens que estão sendo representadas.
REFERÊNCIAS
ARRIBAS, Teresa Lleixá. Educação Infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. 5ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2004.
HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ZURAWSKI, Maria Paula. Improviso teatral. Revista Nova Escola, v. 216, out. 2008. Disponível em: Acess
...