Empreendedorismo
Por: janairmesquita • 8/4/2015 • Trabalho acadêmico • 372 Palavras (2 Páginas) • 162 Visualizações
Etapa 1
Identificação de oportunidade I e II.
Em uma oportunidade de negócio existem questões que são sempre presentes para empreendedores e empresas, identificação de oportunidades de investimento e aproveitamento, analisar o ambiente de negócio, as pontencialidades, mapear as tendências das demandas, oportunidades que são portas de entrada sobrevivência e permanência no mercado. Mas há diferença entre idéia e oportunidade.
O processo empreendedor precisa ser analisado de algumas formas:
- Identificação e avaliação de oportunidades - identificar oportunidades para analisar o seu potencial tais como: necessidade de mercado, concorrência e ciclo de vida dos produtos.
É importante o empreendedor testar e avaliar o conceito do negócio, disposição do produto, para isso o melhor será uma pesquisa de mercado para ter uma melhor dimensão de crescimento e estabilidade, quais concorrentes, pontos fortes e pontos fracos.
- Desenvolver o plano de negócio pode ser a parte mais trabalhosa – é uma parte importante do processo.
O plano de negócio é toda a essência da empresa, sua estratégia, seu mercado e competidores, geração de receitas e crescimento com um negócio bem planejado tem mais oportunidade de sucesso é fundamental que o empreendedor planeje suas ações para traçar as estratégias da empresa criada e em crescimento.
- Determinar a captação dos recursos necessários – uso da capacidade de planejamento e habilidade de negociação para buscar no mercado melhores alternativas de financiamento.
A determinação dos recursos necessários é o resultado do que foi feito e como foi planejado o plano de negócios, a captação do recursos pode ser feita de várias formas, bancos, economias, pedir dinheiro emprestado aos amigos, aos familiares.
- Gerenciar a empresa criada – pode parecer a parte mais fácil do processo do empreendedor, já foi identificada a oportunidade, o desenvolvido o plano de negócio, e a forma do financiamento.
Mas não é tão simples, o empreendedor precisa saber das suas limitações e montar um plano de ações para minimizar os problemas melhorar os lucros, ou seja produzir mais com menos custos.
É importante que os recursos necessários para o início do negócio seja a última parte a ser feita dessa forma o empreendedor pode priorizar de início a análise da oportunidade, mas a primeira tarefa a ser realizada é a formação da equipe que geralmente ocorre antes da identificação da oportunidade e captação dos recursos.
...