Ensino De Botânica Através Dos Jogos Lúdicos Em Uma Turma Do 2º Ano Do Ensino Médio, Da Escola Estadual Santo Antônio
Por: NAZAREMARIA • 1/10/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 4.182 Palavras (17 Páginas) • 88 Visualizações
GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA
CURSO MODULAR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS[pic 2]
ENSINO DE BOTÂNICA ATRAVÉS DOS JOGOS LÚDICOS EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, DA ESCOLA ESTADUAL SANTO ANTÔNIO.
Aluno: Ane Caroline de Souza Ferreira
Orientador: Dra. Maria Del Pilar Diaz de Garcia
Resumo:
A Botânica, como disciplina fundamental, tem um papel crucial no desenvolvimento de habilidades científicas e na conscientização da importância das plantas para a vida na Terra. No entanto, o ensino tradicional dessa matéria muitas vezes acaba sendo desinteressante, prejudicando o processo de aprendizagem dos alunos. Com o objetivo de contornar essa situação, um estudo foi realizado com uma turma de 2º ano do Ensino Médio, utilizando jogos lúdicos como ferramentas educacionais inovadoras no ensino de Botânica. A ideia era examinar a eficácia desses jogos em aumentar o entusiasmo e a participação dos alunos, proporcionando uma experiência de aprendizado mais envolvente. Os jogos lúdicos têm um impacto significativo no desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes, como observação, análise, interpretação, pensamento crítico e resolução de problemas. Essas habilidades são essenciais para a formação de cidadãos conscientes e sustentáveis. O estudo buscou trazer uma abordagem inovadora no ensino de Botânica, despertando o interesse dos alunos e promovendo uma compreensão mais profunda da importância das plantas para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Foram realizadas observações em sala de aula, aplicação de questionários e uma revisão bibliográfica para avaliar a efetividade dos jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostraram que os jogos lúdicos aumentaram o interesse, a participação e o conhecimento dos alunos. Eles promoveram uma aprendizagem ativa, interativa e significativa, além de desenvolver habilidades cognitivas e sociais. O uso de jogos lúdicos no ensino de Botânica proporciona uma abordagem mais eficaz e prazerosa, preparando os alunos para interagir de forma sustentável com o mundo das plantas.
PALAVRAS CHAVES: Jogos lúdicos, Botânica, ensino e aprendizagem.
O resumo deve conter no mínimo 250 palavras, obrigatoriamente em fonte Arial, tamanho da fonte 11, com espaçamento 1,0, com texto justificado. O mínimo de palavras chaves que o resumo deverá conter é três e deverão estar devidamente separadas por ponto seguido.
Palavras-chave: Xxxxxx. Xxxxxxxx. Xxxxxxx. Xxxxxxxxxx.
Abstract:
O resumo deve conter no mínimo 250 palavras, obrigatoriamente em fonte Arial, tamanho da fonte 11, com espaçamento 1,0, com texto justificado. O mínimo de palavras chaves que o resumo deverá conter é três e deverão estar devidamente separadas por ponto seguido.
Keywords:Xxxxxx. Xxxxxxxx. Xxxxxxx. Xxxxxxxxxx.
1 INTRODUÇÃO
A Botânica é uma disciplina fundamental que desempenha um papel crucial no desenvolvimento de habilidades científicas essenciais e na conscientização da importância das plantas para a manutenção da vida em nosso planeta. No entanto, a abordagem tradicional de ensino dessa matéria tende a torna-la desinteressante, o que acaba prejudicando o processo de aprendizagem dos alunos.
Com intuito de contorna esta essa situação, este estudo teve como foco o uso de jogos lúdicos como uma ferramenta educacional inovadora no ensino de Botânica em uma turma de 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Santo Antônio. E teve como objetivo identificar as dificuldades dos alunos, examinar a eficácia como esses jogos podem facilitar o aprendizado, reduzindo as dificuldades e descrever a experiência obtida através do jogo, e os resultados da sua aplicação.
Pois a utilização de jogos lúdicos possui um impacto significativo no desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes. Esses jogos proporcionam oportunidades onde o aluno aprimorar a capacidade de observar, analisar e interpretar ao mesmo tempo em que estimulam o pensamento crítico e a resolução de problemas. Habilidades essas que são cruciais para a formação de cidadãos conscientes e participativos, capazes de compreender e interagir de forma sustentável com o meio ambiente.
O referido trabalho buscou trazer uma abordagem inovadora na disciplina de Botânica que não apenas desperte o interesse dos alunos, mas também promova uma compreensão mais profunda da importância das plantas e de seu papel na sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram realizadas observações em sala de aula, aplicação de questionários com os alunos, bem como uma revisão bibliográfica sobre o tema. A análise dos dados coletados permitirá avaliar a efetividade dos jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem de Botânica, identificando seus impactos na motivação dos alunos, na assimilação dos conteúdos e no desenvolvimento de habilidades.
Em conclusão, este trabalho trás como enfoque o uso de jogos lúdicos como uma estratégia pedagógica inovadora no ensino de Botânica para turmas de 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Santo Antônio. Como proposta de despertar e aumentar o entusiasmo e a participação ativa dos estudantes, proporcionando uma experiência de aprendizado significativa através dos jogos no ensino de Botânica.
O Trabalho de Conclusão do Curso do curso de Ciências Biológicas dos municípios de Nova Olinda do Norte, Ipixuna e Santo Antônio do Içá deverão executar o projeto de pesquisa, priorizando a revisão teórica e a coleta de dados. Tendo por objetivo possibilitar ao estudante a oportunidade de demonstrar sua capacidade de investigar temas relativos à Educação e Meio Ambiente, Genética, Ecologia, Botânica, Zoologia e outros temas básicos de Ciências Biológicas.
O Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser elaborado de forma individual, sob orientação do professor de TCC. Sua estrutura será na forma de artigo com corpo do TRABALHO CONTENDO ENTRE 15 E 20 PÁGINAS. Onde a própria discussão dos resultados supre e embasa a fundamentação teórica.
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