APRENDENDO BOTÂNCIA ATRAVÉS DE JOGOS DIDÁTICOS - UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Por: Waldemar Junior • 22/5/2015 • Artigo • 813 Palavras (4 Páginas) • 569 Visualizações
C.4.1 - Botânica
APRENDENDO BOTÂNCIA ATRAVÉS DE JOGOS DIDÁTICOS - UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Emerson. B. da Silva1*, Jorge L. da S. Pereira 2*, Luzilene C. Pereira3, Viviane M. Borges4, Waldemar B. de O. Junior5,
1. Orientador-Professor de Ciências-SEMEC / emersonbsilva2013@gmail.com
2. Estudante de Ciências Naturais-UFPA;* jlbio@hotmail.com
3. Estudante de Ciências Naturais-UFPA / vivianemagnocn@gmail.com
4. Estudante de Ciências Naturais-UFPA / waldemarjuniorcn@gmail.com
Palavras Chave: Aprendizagem, Botânica, Ensino fundamental.
Introdução
O estágio supervisionado talvez seja o melhor momento para que um discente possa vivenciar, aprender e praticar seu conhecimento como futuro profissional. Com o andamento do estagio supervisionado III na Escola Municipal Francisco da Silva Nunes (Belém-PA), observamos que a professora utilizava como recurso didático o quadro magnético, caneta piloto e o livro didático, usando como modelo de ensino tradicional.
Desta forma, houve o interesse em realizar um projeto educacional sobre o ensino de Botânica no ensino fundamental trazendo como proposta o uso de jogos didáticos. Para Campos et al. 2002, os jogos são importantes por aliar os aspectos lúdicos aos cognitivos além de ser uma importante estratégia para o ensino e a aprendizagem de conceitos abstratos e complexos, favorecendo a motivação interna, o raciocínio, a argumentação, a interação entre alunos e entre professores e alunos.
A escolha pelo tema Botânica partiu do pressuposto de que muitos professores relegam seus conteúdos ao final do ano letivo por medo ou insegurança em ministrar esse assunto e com isso, acabam prejudicando o interesse dos alunos e causando aversão a disciplina. Neste sentido, o objetivo do trabalho é facilitar o entendimento do aluno acerca do conteúdo relacionado ao reino vegetal através do uso de jogos didáticos.
Resultados e Discussão
Para o desenvolvimento deste projeto, os dados foram coletados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Joaquim Viana localizada na região Metropolitana da cidade de Belém, Pará. A coleta dos dados foi realizada no 1º semestre de 2015, com dois professores de Ciências e duas turmas do 7º ano do ensino fundamental. As atividades do projeto foram realizadas em três semanas (nove aulas).
Primeiramente foi aplicado um questionário inicial para professores, para investigar o grau de conhecimento dos mesmos a cerca do reino vegetal e sua concepção sobre os jogos didáticos. Posteriormente foi ministrada uma aula teórica sobre os tipos de caule e após essa apresentação, foi aplicado o jogo didático chamado “Que caule é este?”. Após a aplicação do jogo, foi aplicado outro questionário com o intuito de observar as concepções dos alunos acerca da aula ministrada.
Do mesmo modo, os alunos e professores confirmaram que o jogo didático é uma ferramenta importante no ensino de ciências e que tem a função de facilitar a aprendizagem, além de ser uma aula atrativa e bem contextualizada, favorecendo a construção do conhecimento através do conteúdo trabalhado.
Além disso, por meio das respostas obtidas observou-se que os dois professores já ensinaram conteúdos de botânica para alguma turma, entretanto, ambos afirmaram não ter aplicado alguma aula prática. O que vai de encontro com Silva e Sano (2011) ao afirmarem que o ensino de Botânica além de muito teórico e desestimulante é subvalorizado dentro do Ensino de Ciências porque os professores fogem das aulas de Botânica, deixando seu conteúdo ao final da programação do ano letivo, por medo e insegurança em abordar esses assuntos. Com isso, pode-se dizer que na maioria das vezes esse ensino se apresenta como muito teórico e desestimulante para os alunos, sendo a ausência de aulas práticas um fator que pode contribuir com as dificuldades de aprendizado.
...