Estrutura Pronta Para Redação
Por: Dan Dan • 17/5/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 949 Palavras (4 Páginas) • 416 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3][pic 4]
EXEMPLOS DE INTRODUÇÃO
{Os exemplos a seguir estão sujeitos à alteração. Por isso, servem apenas como um norte a ser seguido.}
(contextualização) Promulgada em 1948, pela ONU, a Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura a todos os indivíduos o direito à/ao [especificar o artigo ou parafraseá-lo conforme o tema proposto]. (problematização) No entanto, [contrapõe-se o que está previsto pelo documento com a realidade da situação-problema na prática]. (tese) Nesse contexto, torna-se evidente que o/a [apresentar o argumento 1] aliada à/ao [argumento 2] são fatores que auxiliam na consolidação desse impasse. (encerramento) Dessa forma, pressupõe-se uma análise acerca dos entraves que englobam essa problemática.
(contextualização) Promulgada em 1988, a Constituição Federal assegura a todos os indivíduos o direito à/ao [especificar o artigo ou parafraseá-lo conforme o tema proposto]. (problematização) Entretanto, [contrapõe-se o que está previsto pelo documento com a realidade da situação-problema na prática]. (tese) Nesse contexto, torna-se evidente [apresentar o argumento 1], bem como [argumento 2]. (encerramento) Destarte, medidas de intervenção são necessárias a fim de sanar tal problemática.
(alusão histórica) Durante o/a [citar o contexto histórico]. (problematização) De maneira análoga, é perceptível que, em pleno século XXI, [faz-se uma ponte entre o passado e o presente, destacando a alusão com a realidade atual da situação-problema]. (tese) Diante disso, dois fatores favorecem a persistência desse entrave: [argumento 1] assim como [argumento 2]. (encerramento) Nesse âmbito, percebe-se que esse problema possui raízes históricas, necessitando, assim, mitigá-lo.
(alusão) Na série/No filme/No livro [citar a série, filme ou o livro – no caso do livro, citar também o autor da obra], o drama vivido pelo personagem [abordar a situação-problema retratada na obra]. (problematização) Analogamente, o debate acerca do/da [citar o tema] tem sido cada vez mais frequente, visto que (tese) o/a [argumento 1] bem como o/a [argumento 2] são as causas que agravam tal empecilho. (encerramento) Sendo assim, esse panorama nefasto suscita medidas interventivas com o escopo de saná-lo.
(citação de autores) Consoante ao/a pensamento/ideia do/da [citar o autor(a)], o/a [pensamento do/da autor(a) - citação direta entre aspas; citação indireta não se coloca aspas]. (problematização) Nesse viés, [comentar a situação-problema com base na ideia do/da autor(a)]. (tese) Assim, são observáveis a/o [argumento 1] além do/da [argumento 2] como elementos que favorecem a persistência dessa problemática. (encerramento) Não se pode permitir, então, a perpetuação de tal prática perniciosa.
EXEMPLO DE DESENVOLVIMENTO 1
Inicialmente [começar com conectivo para introduzir o primeiro argumento], nota-se que o/a [argumento 1 - utilize palavras e expressões sinônimas a fim de evitar repetições] é fator que auxilia a disseminar essa problemática no país [caso o problema seja no Brasil, senão for, use “na sociedade contemporânea”]. Nesse sentido, [usar outra área do conhecimento ou citação de autores para sustentar a tese e expor seu ponto de vista, ou seja, argumentar]. Um exemplo a ser citado é o/a [exemplificar]. Desse modo, fica explícito que [argumento 1 – utilize palavras e expressões sinônimas a fim de evitar repetições] corrobora para que esse cenário de iniquidade tome proporções cada vez maiores.
Outros conectivos que podem ser usados para iniciar o 1º desenvolvimento:
[Em primeira análise; A priori; A princípio; Em primeira instância; Sob esse viés; Nessa conjuntura; Nesse contexto; Sob essa perspectiva; Sob essa óptica.]
EXEMPLO DE DESENVOLVIMENTO 2
Além disso [começar com conectivo para introduzir o segundo argumento], o/a [argumento 2 - utilize palavras e expressões sinônimas a fim de evitar repetições] é outro agravante que impossibilita atenuar essa questão. Segundo o/a pensamento/ideia/tese/conceito do/da [citar o pensamento de algum(a) autor(a) ou usar outra área do conhecimento para sustentar a tese – nesse caso, use outro conectivo para iniciar esse período como “Esse problema”; Esse óbice”; “Esse empecilho”; etc.]. Tal preceito/ideia/pensamento ratifica a/o [comentar o pensamento do(a) autor(a) ou a outra área do conhecimento – nesse caso comece com “Nesse sentido,”]. Evidencia-se, dessa forma, que o/a [argumento 2 - utilize palavras e expressões sinônimas a fim de evitar repetições] também se configura como um agente na consolidação desse problema.
...