Estrutura da matriz
Projeto de pesquisa: Estrutura da matriz. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thicolacola • 19/10/2014 • Projeto de pesquisa • 848 Palavras (4 Páginas) • 353 Visualizações
Introdução.
Para criação de projetos é possível fazer o recrutamento interno de líderes do projeto, muitas vezes é necessário à contratação externas de pessoas especializadas para compor o quadro desejado.
Quando o projeto chega ao fim os membros dos projetos voltam para sues quadros de origens para redesignação de tarefas, treinamento, indicação a outros projetos ou dispensa da empresa.
A empresa que adota este tipo de estrutura esta sempre em constante busca de profissionais especializados para compor seu quadro, e também esta em constante busca por novos projetos, uma vez, que as atividades exercidas são totalmente dependentes de projetos.
Pelo motivo dos profissionais estarem constantemente na busca por projetos é que as organizações acabam tendo um quadro de profissionais altamente qualificados, pois para fazer parte de um projeto os interessados tendem a se especializar cada vez mais, trazendo com isso mão de obra de alto nível, por outro lado a busca constante do profissional por projetos cada vez mais desafiadores é o que resulta a não lealdade à empresa.
Os participantes destes projetos são geralmente pessoas flexíveis que necessitam de fácil adaptação em qualquer ambiente de trabalho, acomodados ou burocratas não tem vez neste tipo de estrutura.
Estrutura Matricial
A estrutura matricial é a utilização simultânea de duas ou mais formas de estrutura sobre os mesmos membros de uma organização. Um aspecto particular da estrutura matricial é a dupla ou múltipla subordinação. É particularmente aconselhável em organizações complexas ou orientadas por projetos como é o caso das organizações aeroespaciais (NASA) ou nas empresas de construção civil de empreitadas de grande dimensão (autoestradas, pontes, etc.)
O uso da estrutura matricial como solução para uma crise de gestão em uma instituição privada de ensino superior
Para atender ao objetivo de fazer a ligação entre as visões teóricas sobre estruturas matriciais e a viabilidade de sua implementação nas empresas, esse tópico apresenta, de modo resumido, o caso de uma instituição de ensino superior que optou pela implementação de uma estrutura matricial para tentar solucionar uma crise de gestão originada pelo seu próprio crescimento.
De forma proposital, a linguagem e a forma estética deste tópico diferem significativamente dos itens anteriores, com o objetivo de destacar como pressões de tempo, desempenho geral e financeiro, acabam resultando em um ambiente bastante estressado na maior parte das empresas incluindo-se, aí, as instituições de ensino de caráter privado, em geral, e a IES analisada, em particular.
Na estrutura matricial existe descentralização quando:
1. O gerente do projeto tem plenos poderes pelo projeto e pelas pessoas envolvidas, mas no caso de pessoal técnico, deve ouvir os gerentes dos órgãos permanentes;
2. Os gerentes dos projetos decidem quando e como serão realizados os projetos, que podem ser alterados ou decididos também pelos gerentes de órgãos permanentes;
3. Os conflitos podem ser resolvidos pelos gerentes, somente os mais graves deverão ser encaminhados à direção.
Vantagens.
1. Maior estabilidade tanto para a empresa, como para os funcionários;
2. Maior segurança na execução das tarefas e no relacionamento de pessoas;
3. Especialização nas atividades desenvolvidas;
4. Possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho;
5. Coordenação de equipe de forma mais adequada e coerente;
6. Permite a integração e desenvolvimento entre funcionários;
7. Facilidade em conhecer os fatores e os problemas locais;
8. Permite maior flexibilidade;
9. Propicia condições favoráveis para a inovação e a criatividade;
10. Melhor atendimento ao cliente e cumprimento
...