Fraude
Tese: Fraude. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cagar • 4/9/2014 • Tese • 385 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
tendo seus lucros inflados artificialmente. O fato ocasionou, além de sua falência, a demissão de 20 mil desempregados e um bilhão de dólares na conta dos responsáveis pela fraude.
. A fraude não atinge somente a exatidão e a clareza, mas sim os princípios básicos de um sistema correto de registros contábeis, além de resultar em fatos ilícitos de um fenômeno patrimonial, tornando inadequado um balanço. Percebe-se então, a existência de uma estreita relação entre a fraude e a profissão contábil. Nesse sentido, a fraude pode ser caracterizada pelo registro de transações sem comprovação e aplicação de práticas contábeis indevidas (NBC T 11). O aumento dos rendimentos de alguns executivos, a melhoria da imagem da empresa perante o mercado e o favorecimento de operações comerciais, são alguns dos casos que motivam a adoção de fraudes nas empresas, conforme art. 906 da Lei Sarbanes-Oxley (SOx) de 30 de julho de 2002.
Analise e correlação de estudo
Através desta analise foi demonstrado que as organizações vêm sofrendo cada vez mais com as fraudes contábeis, gerada por profissionais sem escrúpulos, isso acontece quando a empresa proporciona confiança demais ao trabalhador, e ele por si, acaba aproveitando dessa vantagem, abrindo oportunidades para estas ações fraudulentas, evidenciando também os problemas de má qualidade na segurança e a maquiagem das informações contábeis, infelizmente, por causa desses atos, a grande maioria dos profissionais, que trabalham com ética e confiabilidade acabam deixando algumas empresas e os investimentos financeiros, necessários para o crescimento. Como punição, a maioria das empresas demitem os funcionários envolvidos, considerados fraudadores, até inocente sem provas também podendo ser atingidos, por estar envolvidos.
A literatura de gerenciamento da informação contábil não é uniforme com relação ao conceito de fraude nem quanto à distinção entre fraude e gerenciamento de resultados, Dechow e Skinner (2000) dizem que a fraude ocorre quando as práticas contábeis adotadas não estão em conformidade com os princípios contábeis geralmente aceitos, segundo Ijiri (1975, p.51) o Statement n° 4 de outubro de 1970, recomenda que a Contabilidade, deve dar sempre preferência à essência econômica dos eventos, mesmo nos casos em que a legislação determine tratamento diferente em relação ao valor a ser contabilizado.
A melhor fiscalização com métodos preventivos e melhor valorização dos profissionais competentes, poderia ser o inicio da solução para que esses de ações fraudulentas sejam combatidas.
...