Genêros Textuais
Trabalho Escolar: Genêros Textuais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Felipers • 23/10/2013 • 644 Palavras (3 Páginas) • 289 Visualizações
TEMA: Gêneros Textuais
Porto Alegre, 02 de outubro de 2013.
INTRODUÇÃO
Gêneros textuais não são textos de qualquer natureza, normalmente estão relacionados aos estudos literários, científicos e técnicos. Os gêneros textuais possuem seus atributos e colaboram para classificar e consolidar atividades comunicativas no nosso cotidiano. Podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atlas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, cartazes, comédias, contos de fadas, crônicas, editoriais, ensaios, entrevistas, contratos, decretos, discursos políticos, histórias eróticas, história de terror ou não, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias. São textos que circulam no mundo, que têm uma função específica.
Gêneros Textuais Espécies
Gênero Narrativo
A narração é um tipo de gênero literário que é dividido em Romance, Conto, Novela, Crônica, Fábula, Parábola, Lenda e outros. A principal finalidade de suas características é contar e narrar um fato, fazendo com que este fato sirva de informação, entretenimento e aprendizado, visando sempre o bem-estar do leitor.
Gênero Descritivo
Tem como fundamentais características a ação de descrever algo ou alguém, sendo considerado o ato de narrar, porém minuciosamente, visando sempre os pormenores, fazendo um retrato qualificado e individual de alguém ou algo que viu. Uma boa descrição não necessita ser perfeita, pois ela varia de acordo com a percepção de cada um.
Deve-se sempre descrever as cores, a altura, o comprimento, dimensões, características físicas e psicológicas, tempo, clima, vegetação, peso, textura, localização entre outras características.
Gênero Dissertativo/Argumentativo
Dissertação é um texto que tem como principais características a defesa de ideias e de uma concepção do escritor. Um bom texto dissertativo necessita manter as mesmas características com três partes, sendo a primeira a introdução em que se apresenta o conceito ou até mesmo o ponto de vista que será defendido futuramente, após vamos ao desenvolvimento e a argumentação em que se desenvolve o ponto de vista e a defesa do conceito, e por fim chegamos a parte da conclusão aonde com a preponderância de uma linguagem clara, objetiva e impessoal e a utilização de um padrão já exposto no desenvolvimento, se tenta persuadir o leitor e expor a convicção de uma ideia.
Gênero Relato
É um texto que apresenta características do texto narrativo, é narrado em primeira pessoa e os verbos geralmente apresentam-se no pretérito (por se tratar de um fato passado). A função do relato pessoal é registrar as experiências pessoais com intenção de que estas possam servir como fonte de consulta ou aprendizado para outras pessoas.
Gênero Dissertativo Expositivo
Um texto é expositivo quando aborda uma verdade inquestionável, e nos passa o conhecimento de uma informação ou explica minunciosamente um assunto, sem proporcionar discussão. Mas é importante ressalvar que mesmo nas dissertações expositivas é admissível distinguir uma posição,
...