Gerenciamento de Projetos
Seminário: Gerenciamento de Projetos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arielkoche • 14/4/2014 • Seminário • 843 Palavras (4 Páginas) • 321 Visualizações
Para tratar de Gestão de Projetos devemos ter ideias, produtos, clientes, localização e pessoas envolvidas ou outro fator. Em segundo lugar, um projeto deve ter objetivo claro só assim chegar no final do projeto com sucesso. Ciente que todo momento lidamos e envolvemos com pessoas, por exemplo, equipe do projeto, cliente envolvido, quem financia o projeto e outras áreas envolvidas e até mesmo os fornecedores.
Não podemos confundir projeto com um novo negócio, projetos podem ser de vários tamanhos e tipos, e podem englobar diferentes áreas de atuação, não tendo assim nada a ver com a criação de um novo negócio.
Gestão de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para confecção de atividades relacionadas, visando se atingir um conjunto de objetivos definidos. Conhecimento e práticas da gestão de projetos são muito bem descritos em termos de seus processos componentes.
Processos esses que podem ser classificados em cinco grupos de processo (iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento).
Projeto a ser desenvolvido (Ciclo de Palestras sobre Segurança do Trabalho)
Desenvolveremos um Ciclo de Palestras sobre Segurança do Trabalho. O Ciclo conterá um dia, com palestrante da área da Segurança do Trabalho, onde discutiremos mais a fundo o sistema atualmente adotado pelas empresas. Os palestrantes apresentarão componentes do ambiente de trabalho: espaço, ambiências (luminosa, sonora, térmica, tóxica, etc.), disposição do trabalho/tempos, jeitos de segurança e relações profissionais.
Esse projeto têm a proposta de não só passar as informações sobre a segurança do trabalho, mas também de informá-los do que se pode fazer para prevenir acidentes.
De acordo com o planejamento, o grupo levará entorno de três semanas para montar todo esse ciclo, desde o projeto até a realização do evento.
O projeto foi estimado em cerca de R$ 1.200,00, sendo o gasto com água, café, equipamentos de som, imagem, divulgação e outros.
Os possíveis parceiros/patrocinadores desse projeto será o palestrante, que não cobrara pela palestra, bem como a Empresas da região.
Fatores de Riscos do Projeto
Além de fatores de riscos, existem também algumas variáveis controláveis ou previsíveis e incontroláveis ou imprevisíveis.
As variáveis previsíveis e controláveis em seu ciclo de projeto, são aquelas variáveis que se conhece claramente. Por controlável podemos entender que seria algo que não se possa prever ou medir.
Como exemplo podemos ter: tempo, valores, recursos. Não se tem controle sobre o tempo, mas podemos considerá-lo em nossos planejamentos, é possível calcular o tempo necessário para executar uma tarefa, mas não podemos estendê-lo. É possível prever os recursos financeiros, e através desse controle é possível até mesmo redimensiona-los. Podemos aumentar a produtividade de uma tarefa, otimizando os métodos e processos utilizados (eliminando o gargalo).
Já as variáveis que não se pode controlar, em geral são imprevistos e atividades que dependem de terceiros. Não se pode controlar a hora exata em que um ônibus vai passar no ponto, isto depende da habilidade do motorista e de fatores imprevisíveis do trânsito e até mesmo de greves e etc.
Pode ser que haja atraso na palestra, ou que tenha sido mal dimensionado, ou até mesmo que tenha sido providenciado tarde demais.
Controlar todas essas variáveis em todas as atividades
...