Gestão De Compras
Dissertações: Gestão De Compras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vandocc • 31/8/2014 • 843 Palavras (4 Páginas) • 280 Visualizações
GESTÃO DE COMPRAS
Atualmente, a Gestão de Compras é vista como um dos elementos fundamentais no que tange ao planejamento estratégico, compreendendo o volume de recursos, sobretudo, financeiros. A função dessa atividade tem como objetivos de eficiência a obtenção dos materiais certos, das quantidades corretas, e dos preços mais vantajosos. Com relação a produtos ou serviços finais, são necessários gastos nas compras de componentes para a produção dos mesmos. Tais gastos refletem entre 50 a 80% do total das receitas brutas.
Grandes impactos nos lucros são gerados quando ocorrem pequenos avanços na produtividade da empresa. Por este e outros fatores, como a reestruturação tecnológica das empresas, torna-se cada vez mais vital que aconteça uma atualização da informação e o dinamismo por parte dos colaboradores que atuam nessa área. Uma das grandes responsabilidades do setor de compras é a escolha de fornecedores adequados e a negociação dos preços. Também é válido ressaltar que este setor precisa da contribuição de outros departamentos a fim de promover uma pesquisa consistente em relação a fornecedores e preços.
CICLO DE COMPRAS
O ato de comprar está relacionado a uma tomada de decisão que por sua vez deriva de uma observação de certos fatores. Estes podem ser classificados em três categorias de exigências:
Quantidade
O processo de evolução dos mercados é que determina a quantidade a adquirir, sendo que esta irá sugerir de maneira preponderante como o produto será utilizado. Com base na informação acima, pode-se concluir que o custo da produção é influenciado pela quantidade de produto adquirida.
Preço
As exigências de preço têm por base o estudo do produto perante os desenvolvimentos de mercado e o seu valor econômico.
Funcionais
A exigência funcional é a característica mais importante, pois é a que define as outras exigências. Com relação a aprovação do produto, este terá que passar por testes muitas vezes de cunho estético para que assim a sua funcionalidade seja comprovada pelo seu alvo de persuasão, o consumidor final. Sendo assim, podemos destacar a inter-relação entre a funcionalidade e a qualidade, pois sem essa relação torna-se obscuro o futuro do produto no mercado.
O processo de aquisição de materiais, sejam eles de qualquer tipo, estão representados na seguinte figura:
SELEÇÃO DE FORNECEDORES
Nos dias de hoje, as empresas necessitam cada vez mais de um desenvolvimento constante dos seus produtos e na qualidade deles, com objetivo de concorrer no mercado. Para que tal desenvolvimento ocorra, são necessários bons fornecedores com capacidade de garantirem materiais de boa qualidade, bons prazos de entrega e preços acessíveis. O discernimento da melhor escolha a fazer compete ao departamento de compras que por sua vez analisam os fornecedores utilizando critérios de baixo preço e alta qualidade. O fornecimento de um produto a uma empresa pode ser caracterizado por três fontes:
Fonte Única
O fornecimento requer exclusividade, devido à tipologia do produto ou a especificações por parte do fornecedor.
Fonte Múltipla
Como o nome indica, são utilizados mais de um fornecedor
...