Impacto Da Cana De açúcar No Meio Ambiente
Artigo: Impacto Da Cana De açúcar No Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: belo12345 • 27/8/2014 • 508 Palavras (3 Páginas) • 548 Visualizações
Impactos da produção de cana no meio ambiente
Vinhaça
É um produto resultante da destilação e fermentação da cana de açúcar no processo de fabricação de álcool, origina-se também como subproduto da produção de açúcar sendo eliminada no processo de cristalização do caldo da cana.
No geral a vinhaça é rica em matéria orgânica e apresenta: temperatura elevada, pH ácido, corrosividade, alto teor de potássio, quantidades significativas de nitrogênio, fósforo, sulfatos e cloretos. O seu despejo nos rios e lagos provoca eutrofização e morte dos peixes.
Reconhece-se que seu uso repõe ao solo os nutrientes que as plantas dele retiram, aumenta a produtividade agrícola, eleva o pH do solo, aumenta a disponibilidade de alguns nutrientes e imobilização de outros, aumenta a população microbiana e o poder de retenção de água e melhora a estrutura física do solo.
No Estado de São Paulo, é prática corrente incorporar a vinhaça em solo agrícola por meio da técnica que se convencionou chamar de fertirrigação, devendo ser atendida a norma CETESB - P4. 231, que tem como objetivo estabelecer os critérios e procedimentos para o armazenamento, transporte e aplicação da vinhaça, gerada pela atividade sucroalcooleira no processamento de cana-de-açúcar.
O uso da vinhaça crua ou, preferencialmente, após tratamento em biodigestores reduz fortemente a necessidade de fertilizantes químicos para a produção agrícola da cana de açúcar, conforme demonstrado por uma importante parcela das usinas e destilarias instaladas. Entretanto, em algumas plantas de etanol a vinhaça é dispersa desigualmente nos campos produtivos, os mais próximos recebendo quantidades excessivas do subproduto e os mais distantes não recebendo praticamente nada. Esta prática, motivada principalmente pelo custo de distribuição da vinhaça nos campos produtivos, pode levar à contaminação de águas subterrâneas no entorno das plantas e deve ser evitada.
Torta
A torta de filtro é um resíduo composto da mistura de bagaço moído e lodo da decantação, sendo proveniente do processo de clarificação do açúcar. Para cada tonelada de cana moída são produzidos aproximadamente de 25 kg de torta.
Na medida em que a torta é um lodo decantado, encontra-se nela uma concentração de diversos metais: alumínio, manganês, zinco e ferro. É também um composto orgânico (85% da sua composição) rico em cálcio, nitrogênio e potássio com composições variáveis dependendo da variedade da cana e da sua maturação. Em função de sua característica orgânica, o resíduo apresenta elevada Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), o que causa poluição se carreado em direção aos corpos d’água.
Segundo a CETESB (2005) os principais resíduos produzidos pelas destilarias de álcool são:
- o bagaço proveniente da moagem da cana para extração do caldo, composto basicamente de celulose, com teor de umidade entre 40 a 60%,
- a torta de filtração do lodo gerado na clarificação, com resíduos solúveis e insolúveis da calagem, rica em fosfatos;
...