Intertextualidade
Projeto de pesquisa: Intertextualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TcharlesZatti • 18/6/2014 • Projeto de pesquisa • 660 Palavras (3 Páginas) • 497 Visualizações
INTERTEXTUALIDADE
1. Alusão
É um tipo de intertexto que faz referência, de modo explícito ou implícito, a uma obra de arte, a um fato histórico ou a uma celebridade, para servir de termo de comparação e que apela à capacidade de associação de ideias do leitor que ativa seu conhecimento prévio, sem o qual o sentido não pode ser alcançado.
Exemplo 1:
Esse computador, sem dúvida, é um “presente de grego”.
A expressão presente de grego só faz sentido para quem conhece a história da Guerra de Troia. Presente de grego significa presente ou oferta que traz prejuízo.
Exemplo 2:
“A grande arte é como labor de joalheiro. Ou bem de estatuário: tudo quanto é belo, tudo quanto é vário, canta no martelo”.
(M. Bandeira)
As expressões “labor de joalheiro”, “é belo”, “canta no martelo” aludem ao poema Profissão de fé de Olavo Bilac, com a finalidade de criticar os autores parnasianos
2. Citação
É um tipo de intertexto que efetua a transcrição de parte do texto original diretamente, tal como foi escrito pelo autor citado ou indiretamente parafraseado. Esse recurso intertextual é, geralmente, utilizado em trabalhos científicos com a finalidade de validar o ponto de vista do produtor do texto, seja para aprovação ou reprovação de uma determinada ideia, conferindo-lhe credibilidade pelas referências citadas.
Divide-se em citação direta e citação indireta:
2.1 Citação direta
A citação direta incorpora-se ao parágrafo do produtor do texto, uma espécie de discurso marcado, uma transcrição do texto original, entre aspas duplas, mantendo o mesmo tipo e tamanho de letra do parágrafo. (CALDAS, et al., 2010, p. 271)
Exemplo:
Segundo Boaventura (2004, p. 81): “O respeito ao trabalho acadêmico é diretamente proporcional à credibilidade das fontes utilizadas”, por isso necessário se faz atentar para os diversos tipos de citação abordados nesta aula.
2.2 Citação indireta
A citação indireta é uma espécie de mistura de discursos, redigida com as próprias palavras do produtor do texto, mantendo-se fiel às ideias contidas no texto original, sem aspas, com o mesmo tipo e tamanho de letra do parágrafo.
Exemplo:
A confiabilidade das fontes citadas confere relevância ao trabalho acadêmico, cabendo, portanto, ao produtor do texto, selecioná-las com rigor. (BOAVENTURA, 2004)
3. Paráfrase
É um tipo de intertexto que reproduz livremente as ideias de um autor contidas em um texto de origem, redigida pelo produtor do texto, sem desvirtuar do pensamento do autor citado. Portanto, parafrasear é simplesmente dizer o já dito em outras palavras. Esse tipo de intertexto está presente na maioria dos trabalhos acadêmicos, sinopses, e, principalmente, em textos literários.
Exemplo:
Canção do Exílio
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá,
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá.
[...]
Gonçalves Dias
Paráfrase
Meus olhos brasileiros se fecham saudosos
Minha boca procura a ‘Canção do Exílio’.
Como era mesmo a ‘Canção do Exílio’?
Eu tão esquecido
...