Intertextualidade
Artigo: Intertextualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafael.medeiros • 13/10/2014 • 384 Palavras (2 Páginas) • 2.790 Visualizações
SAMPA – Caetano Veloso
1 - Explique o significado de Sampa.
Resposta - Sampa foi uma maneira de retratar a variedade que podemos encontrar em São Paulo, desde mulheres lindas, estilos variados, diversos tipos de clima. Foi o uso de uma linguagem descontraída para combinar com a mistura que existe em São Paulo, uma cidade do mundo.
2 - O texto relaciona lugares de São Paulo, bem como poetas, músicos e movimentos culturais que agitavam a cidade na época em que foi escrito. Identifique-os.
Resposta - O compositor cita Rita Lee para representar a música, a banda Os Mutantes, PanAmérica que é um livro de Agripino de Paula, cita Ronda, os Deuses da Chuva e da Morte de Jorge Mautner,a lenda do Quilombo de Zumbi e por fim cita um grupo musical conhecido como Os novos baianos.
3 - Há uma referência à mitologia grega e a um de seus mitos. Qual é ele? Identifique uma passagem do texto que faz referência ao mito.
Resposta – Aos deuses, no caso da música ele refere-se aos deuses da chuva “... tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva”.
4 - Qual o sentido da passagem que você transcreveu, tomando como referência o mito?
Resposta – As variedades que ocorrem no clima de São Paulo, como também a forma como existem métodos de analisar como será o clima no decorrer da semana. Outra referência também pode ser ao grupo Demônios da Garoa, que era sucesso na época.
5 - O poeta, Caetano Veloso, cita o quilombo de Zumbi. O que você sabe sobre essa passagem da história?
Resposta – Foi um quilombo conhecido por abrigar os escravos para garantirem sua sobrevivência e não serem recapturados.
6 - O texto faz alusão a uma particularidade climática de São Paulo. Identifique-a.
Resposta – “... e os novos baianos passeiam na tua garoa”. O trecho menciona a garoa como uma particularidade da cidade, que refere-se a frase “São Paulo, terra da garoa”.
7 - Podemos interpretar SAMPA apenas com esta frase: São Paulo inspira ao mesmo tempo ódio e amor? Justifique?
Resposta - Sim, pois São Paulo é uma cidade contraditória, conseqüência da variedade que encontramos nela. Tanto os imigrantes como os paulistas, sofrem uma dura realidade ao enfrentar o dia a dia. São Paulo não é definitivamente uma cidade bonita, entretanto não deixa de ser uma cidade admirável.
...