Legislaçao e normas técnicas
Por: kaka0512rafa • 23/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.119 Palavras (5 Páginas) • 150 Visualizações
[pic 1]00[pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
- Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 desenvolvimentO 4
2.1 ANÁLISE AS CONDIÇÕES DA HIGIENE DO TRABALHO E IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS PRESENTES NO AMBIENTE E TRABALHO. 4
2.2 Elaboração do mapa de risco 4
2.2.1 Exemplo: 4
2.3 Principais riscos e principais epi/epc associados. 5
2.4 identificação dos possiveis resíduos gerados na atividade e destinações ambientalmente adequadas. 5
2.4.1 Codigos de cores para diferentes tipos e resíduos. 5
2.5 estratégias que o tecnólogo pode desenvolver para implementação e concientização das organizações e dos empresários quanto à elaboração e implantação do pcmso nas organizações. 6
2.6 importância de realizar investimentos na saúde ocupacional e medicina do trabalho. 6
2.7 aspectos legais que tratam sobre a saúde do trabalhador nas empresas. 6
3 conclusão 8
4 Referencias 10
INTRODUÇÃO
Durante muito tempo foi vendida a ideia de que o problema os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho era um tema só para certos especialistas: engenheiro de segurança, médicos do trabalho, gerencia as empresas e outros técnicos especializados seriam os únicos detentores do conhecimento para analisar o risco no local de trabalho e propõe soluções.
Neste ponto e vista, os trabalhadores seriam menos passivos e coadjuvantes, indo às exames e respondendo a perguntas aos médicos, ou mesmo sendo acusados como responsável pelo acidente, através do conceito de ato inseguro que é perverso significativamente errado.
desenvolvimentO
ANÁLISE AS CONDIÇÕES DA HIGIENE DO TRABALHO E IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS PRESENTES NO AMBIENTE E TRABALHO.
Propõe-se a combater de um ponto de vista não médico, os acidentes de trabalho, eliminando as condições inseguras do ambiente educando os trabalhadores a utilizarem medidas preventivas para riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos.
Elaboração do mapa de risco
Mapa de risco e uma representação dos riscos presentes no ambiente de trabalho. E apresentado graficamente de acordo com o layout do local analisado através de círculos de cores diferentes, de acordo com o nível de riscos com as cores correspondentes a eles, o tamanho dos círculos varia de acordo com o tamanho do risco no local, sendo riscos: pequeno, médio e grande.
Exemplo:
[pic 14]
Principais riscos e principais epi/epc associados.
A legislação de segurança do trabalho Brasileira considera como riscos ambientais, agentes físicos, químicos e biológicos. Para que sejam considerados fatores de riscos ambientais estes agentes precisam estar presentes no ambiente de trabalho em determinadas concentrações ou intensidade, e o tempo máximo de exposição limites pré-estabelecidos. Para cada atividade laboral que envolve algum dos riscos citados existe um equipamento de proteção individual (EPI) ou equipamento de proteção coletiva (EPC), cada epi ou epc e apontado de acordo com o tipo de atividade e o grau de riscos, estabelecidos em acordo com as NR’s.
identificação dos possiveis resíduos gerados na atividade e destinações ambientalmente adequadas.
O gerenciamento correto dos resíduos gerados e importante para garantir a qualidade da saúde coletiva e a preservação do meio ambiente.
Para cada tipo de resíduo existe uma cor para classifica-lo e garantir sua correta destinação.
Códigos de cores para diferentes tipos e resíduos.
[pic 15]
estratégias que o tecnólogo pode desenvolver para implementação e concientização das organizações e dos empresários quanto à elaboração e implantação do pcmso nas organizações.
O papel de um tecnólogo e avaliar causa, bem como o ambiente as condições de trabalho os riscos esta ou será exposto cada trabalhador na empresa.
Essas estratégias devem estar associadas à politica e responsabilidade social da empresa na promoção de local de trabalho seguro e saudável incluindo medidas de segurança e saúde no trabalho.
...