Língua de sinais brasileira - libras
Resenha: Língua de sinais brasileira - libras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cel2013 • 7/11/2013 • Resenha • 236 Palavras (1 Páginas) • 540 Visualizações
Língua Brasileira de Sinais – libras
A comunidade surda apresenta características específicas que devem ser respeitadas. Pode parecer estranho pensar na surdez como produtora de uma cultura e de uma língua diferente, uma vez que estamos acostumados com a idéia de surdez apenas como deficiência e a língua de sinais como uma simples manifestação dessa patologia. A identidade surda e criada e fabricada pelas as pessoas surdas no convívio com outros surdos falantes de uma mesma língua. Os estudos surdos, que se definem como uma ramificação dos estudos culturais, buscam aprofundar as questões que evidenciam a existência da identidade e cultura surda, ainda que os surdos estejam inseridos no meio ouvinte. As comunidades surdas, atualmente, se articulam, assim como outras minorias étnicas lingüísticas culturais, na luta por reconhecimento lingüístico e por direitos que garantam sua liberdade de expressão e acessibilidade, facilitando seu desenvolvimento como ser humano integral e o exercício de sua cidadania.
Existem muitos problemas que impedem que a educação inclusiva atinja o objetivo desejado, um deles é o despreparo dos professores. Atualmente, já se tornou uma realidade nas redes públicas de ensino, alunos com necessidades especiais freqüentarem as escolas em salas de aulas com inclusão. Isso é importante para que, independentemente do tipo de deficiência e do grau de comprometimento, possam se desenvolver social e intelectualmente na classe regular e fazendo com que toda a classe o aceite sem preconceito e respeitando as diferenças.
...