Mapa de Risco- Clínica Odontológica
Por: Henrique Souza • 18/8/2016 • Trabalho acadêmico • 2.002 Palavras (9 Páginas) • 7.384 Visualizações
[pic 1]
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA- 1814
Ana Carolina Sampaio
Cíntia da Silva Souza
Emille Oliveira
Geovana Dias
João Henrique
[pic 2]
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA- 1814
Ana Carolina Sampaio
Cíntia da Silva Souza
Emille Oliveira
Geovana Dias
João Henrique
Mapa de Risco da Clínica Odontológica
[pic 3]
JACOBINA-BAHIA
2016.
Introdução
As práticas das mais diversas tarefas podem acarretar danos à saúde que são decorrentes das chamadas doenças ocupacionais, caracterizadas pela exposição do trabalhador aos riscos da atividade que desenvolve. Com o profissional de odontologia não é diferente, ele está sujeito a um amplo leque de riscos ocupacionais em virtude de hábitos, posturas e patologias advindas da profissão. Nesse sentido, convém analisarmos e apresentarmos o mapa de risco que o profissional de odontologia, mais especificamente o cirurgião dentista está exposto no seu ambiente de trabalho.
“Um mapa de risco é a representação gráfica de fatores encontrados no ambiente de trabalho que possam acarretar em danos na saúde do trabalhador.” Nele é feita uma representação gráfica do ambiente de trabalho (uma planta baixa) que acompanhado de uma legenda dividida em 5 grupos, alerta o trabalhador dos possíveis fatores que acarretam em danos em sua saúde: grupo 1 ricos físicos representado pela cor verde, grupo 2 riscos químicos representado pela cor vermelha, grupo 3 riscos biológico representado pela cor marrom, grupo 4 risco ergonômicos representado pela cor amarelo e o grupo 5 riscos de acidentes representado pela cor azul; a gravidade do risco é representada por círculos onde temos: círculos pequenos risco considerados “pequenos”, círculo médio riscos mais moderados e círculo grande que representam riscos que requerem um nível maior de atenção.
O ambiente escolhido foi uma clínica odontológica, seguiremos enumerando os riscos encontrados no ambiente, classificando-os de acordo com seus respectivos grupos e níveis seguido das medidas de controle.
Metodologia
Realizamos esse trabalho através de pesquisas e observações feitas sobre os riscos ocupacionais presentes em um consultório odontológico, evidenciando cada setor e os seus determinados riscos.
Objetivos
Os objetivos de um mapa de risco são de evitar a ocorrência de acidentes e garantir a segurança de toda a equipe durante a realização do trabalho diário. Para isso, é necessária uma representação gráfica baseada no layout da instituição, com os riscos presentes no local.
Referencial teórico
Mapa de Riscos é uma técnica, que resulta numa representação gráfica, de identificação dos riscos e fatores prejudiciais à saúde e à segurança do trabalhador, relacionados ao conjunto de variáveis originados no ambiente de trabalho, no processo de trabalho, na forma de organização do trabalho e nos demais fatores implicados na relação entre o trabalho e o processo saúde-doença do trabalhador. (Oddone et al, 1986). O mapeamento de riscos pode ser feito a partir da utilização de algumas técnicas, cuja complexidade pode ser gradativamente crescente nas etapas sequenciais do trabalho de vigilância. (Ayres, 2002). O consultório odontológico, como qualquer outro ambiente de trabalho, expõe o cirurgião-dentista e os demais profissionais a vários riscos ocupacionais dentre eles riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos. É o ambiente onde os profissionais passarão o período que chamamos de "período útil", isto é, a época de sua existência que dedicará ao exercício profissional da odontologia. Levando isto em consideração, veremos com notória facilidade, que este período útil toma a maior parte da existência de todos os profissionais envolvidos e para isto, o ambiente de um consultório deve reunir condições fundamentais para um exercício sadio da profissão, não só no sentido de facilitar o trabalho, mas também no sentido de confortabilidade aniquilando, com isto, a hipótese de desequilíbrio emocional, enfermidade profissional, ou ainda muitos outros males que possam advir. (Barros, 1 999).
Resultados
A clínica é composta por 22 funcionários, sendo que cada um deles trabalham em turnos variados (manhã e tarde), possui dois consultórios, nos quais trabalham 6 cirurgiões dentistas, três em cada consultório. Possui também 6 auxiliares (um para cada cirurgião), 4 secretários que trabalham no setor de finanças dos escritórios (dois em cada escritório), 4 recepcionistas (duas pela manhã e duas pela tarde) e 2 funcionárias que trabalham na área da limpeza e da copa.
Riscos evidenciados
Cirurgião Dentista:
Risco Químico- Exposição dos profissionais a agentes químicos como poeiras (Decorrentes da manipulação de alginato (hidrocoloide irreversível), material de moldagem composto por diferentes substâncias), vapores (A exposição a vapores de mercúrio durante a prática odontológica pode incentivar a contaminação que acontece pela inalação dos vapores dispersos no ambiente, gases (efeito ansiolítico do óxido nitroso), produtos químicos em geral e outros).
Risco Físico- Exposição dos profissionais a agentes físicos como ruído (a exposição a níveis elevados de ruído no ambiente de trabalho também pode causar estresse, estafa, irritabilidade, nervosismo, alterações na pressão arterial e queda na produtividade), vibração (os efeitos prejudiciais das vibrações se apresentam, principalmente, no conjunto mão/braço dos cirurgiões-dentistas. A trepidação constante gerada pelo uso de instrumentos rotatórios pode se propagar pelos tendões, músculos e ossos gerando lesões que, com o passar dos anos, além da produtividade, podem afetar a saúde de um modo geral), radiação ionizante (o raio X de origem dental pode desenvolver alguns tipos de tumores nos indivíduos que estão expostos a radiação ) e não ionizante (os fotopolimerizadores com luz alógena possuem quantidade de energia que, se utilizada de maneira intensa, pode causar injúrias oculares, havendo, ainda, riscos de queimaduras na pele, visto que a mão do dentista fica exposta à saída do feixe de luz no momento em que manipula uma matriz para devolver o contorno do dente).
...