Mecanismos De Coesão
Trabalho Escolar: Mecanismos De Coesão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patty221 • 29/1/2014 • 671 Palavras (3 Páginas) • 398 Visualizações
Elementos Coesivos ou Mecanismos de Coesão
Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.
Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos.
1-Coesão por referencia: Os elementos de referencia são aqueles que não têm um significado por si mesmo, pois remetem a outros itens do texto que são necessários à sua interpretação. Na Coesão por referencia, “há total identidade referencial entre o item de referencia e o item pressuposto”.
Exemplo:
1- Pedro e Maria são crianças ingênuas. Eles aceitaram doces de estranhos. (referencia pessoal).
2- Essa discussão está sendo igual à de ontem. (referencia comparativa).
2-Coesão por substituição: Ocorre quando um item é colocado no lugar de outro elemento do texto ou, até mesmo, de uma oração inteira. Na coesão por substituição, a identidade referencial entre o item de referencia e o item pressuposto não é total ou, nela, há uma especificação nova, pelo menos, a ser acrescentada (o que exige um mecanismo que seja gramatical e não semântico).
Exemplo:
1-Pedro estudou muito para a prova e Maria também.
2-Pedro comeu pudim depois do almoço. Maria fez o mesmo.
3-Coesão por recorrência: Quando ocorre a repetição de termos anteriores.
Exemplo:
1- Ela Corria, Corria Corria... (recorrência)
2- Brasil é bonito, é bonito, é bonito...
4-Coesão sequencial: Ocorre na medida em que um texto progride e, entre seus fragmentos, vai se estabelecendo uma relação pragmática e/ou de significado. Esse tipo de coesão é feito através de palavras de transição.
Exemplo:
1-“A gente era pequena naquele tempo. E aquele era um tempo em que ainda se apregoava nas ruas. Não em todas as ruas, mas naquela onde vivíamos. Naquela rua, que tinha por nome a data de um santo, o tempo passava mais lentamente do que no resto da cidade de Porto Alegre.”
2-Não consegui passar o recado para seu pai, pois, quando eu voltei, ele já havia ido embora.
5-Palavras de transição: Começo/introdução, continuidade/adicionar, conclusão, tempo, semelhança, conformidade, causa e consequência, exemplificar e esclarecer.
Exemplo:
1- Foram divulgados dois avisos: o primeiro era para os alunos e o segundo cabia à administração do colégio.
2- As crianças comemoravam junta a vitória do time do bairro, mas duas lamentavam não terem sido aceitas no time campeão.
6-Nomes deverbais: Em gramática, deverbal é um nome derivado de um verbo, que expressa seu sentido de forma abstrata.
Exemplos:
1- Uma fila de centenas de veículos paralisou o trânsito da Avenida Higienópolis, como sinal de protesto contra o aumento dos impostos.
2- A paralisação foi à maneira encontrada... (paralisação, que deriva de paralisar, retoma a ação de centenas de veículos de paralisar o trânsito da Avenida Higienópolis).
Certeza,
...