Medidas práticas para melhorar a qualidade da água no fluxo
Seminário: Medidas práticas para melhorar a qualidade da água no fluxo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: meurimonique • 28/10/2014 • Seminário • 720 Palavras (3 Páginas) • 336 Visualizações
VMedidas práticas para melhorar a qualidade das águas do córrego que corta a comunidade (passo 1).
Impactos causados pela poluição do córrego no cotidiano
Medidas adotadas para a melhoria da qualidade das águas do córrego
Mau cheiro e desenvolvimento microorganismos no córrego Não jogar lixos nas vias públicas
Produtos Tóxicos
Não jogar restos de produtos tóxicos em pias ralos ou nos solos nem os incinere.Eles acabam atingindo os rios.
Não descartar óleo na rede de esgoto
O óleo usado pode ser utilizado na produção de sabão em pedra, detergente, massa de vidro, biodiesel e até mesmo componentes para fertilizantes.
Não desviar o esgoto doméstico para córregos
Coletar, afastar e tratar o esgoto antes de lançá-los no rio,instalação de estação de tratamento dentro do próprio rio.
Passo 2
Ações desenvolvidas com o objetivo de melhorar a qualidade das águas do córrego que corta a comunidade Vila Verde (passo 2).
Grupos da Sociedade Civil Organizada
Ações que podem ser desenvolvidas
Cooperativas Doação de Materiais Recicláveis: Papel, Copo Descartáveis e Garrafinha de Água Mineral
Com atitudes de cidadania e ação socioambiental, todos cidadãos e empresas que tem consciência social e ambiental, podem e devem doar material reciclável.
Os resíduos obtidos por ocasião da coleta seletiva podem ser reutilizados proporcionando uma nova fonte de renda para as entidades do terceiro setor como cooperativas de reciclagem e associações de catadores. Neste sentido, torna-se necessário a formalização de termo de parceira com as cooperativas e associações para que possam periodicamente coletar os materiais que serão doados para a reutilização. Esta ação está em sintonia com o eixo do Programa Cidades Sustentáveis “Economia Local Dinâmica, Criativa e Sustentável
Grupos Ambientalistas Esta ação tem como finalidade disseminar ações de sustentabilidade socioambiental para pequenos produtores locais que utilizam os recursos naturais em seus processos produtivos degradando ou poluindo o meio ambiente.
Consiste em orientar estes pequenos produtores nas questões ambientais tas como: minimização de resíduos emissões (focada na redução na fonte do material ou adoção de material reciclável).A primeira está relacionada a mudanças no produto ou no processo (esse que envolve desde a troca de matérias-primas e mudanças tecnológicas, até as boas práticas operacionais). Já a reciclagem está ligada ao uso, reuso e a recuperação do material.
Agentes do Meio Ambiente Conscientizar a população de que as fontes poluidoras no córrego não são basicamente procedidas dos esgotos,mas de fontes difusas,ou seja,é necessário agir sobre os inúmeros influentes poluidores,de forma disposta e com muitos objetivos bem explicados.Procurar de forma simples e direta,a promoção de eventos mensais de natureza ambiental onde inclua a despoluição do córrego.
Instituições políticas
Grupos por gênero, culturais e religiosos
Passo 3
Ações que a escola deve adotar para mobilizar conhecimentos voltados para a solução dos problemas enfrentados (passo 3).
Ações que podem ser desenvolvidas na escola
Detalhamento das ações
Substituir produtos de limpeza tóxicos
Substituir os produtos de limpeza tóxicos utilizados na
lavagem de utensílios e dependência da escola por produtos biodegradáveis.
Implantar nas dependências da escola coletores de lixo de acordo com cada origem deste lixo,encarando esta
...