Metodologia De Pesquisa
Casos: Metodologia De Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabyyk5 • 7/11/2013 • 826 Palavras (4 Páginas) • 1.007 Visualizações
Metodologia para consulta
3.1. TIPO DE PESQUISA
Para elaboração deste projeto será utilizada a Pesquisa Bibliográfica, Documental e o Estudo de caso.
Para Marconi e Lakatos (2010, p.157), “[...] a pesquisa documental é a que a fonte de coleta de dados está restrita a documentos, escritos ou não, constituindo o que se denomina fontes primarias [...]”
A pesquisa bibliográfica, ou de fontes secundarias, abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, etc. (MARCONI ; LAKATOS, 2010).
A finalidade da pesquisa bibliográfica é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto.
O estudo de caso para Gil (2002, p.54) “é uma modalidade de pesquisa amplamente utilizada nas ciências biomédicas e sociais. Consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos [...]”.
Gil (2002, p.55) ainda fala:
Que um bom estudo de caso constitui uma tarefa difícil de realizar. Mas é comum encontrar pesquisadores inexperientes, entusiasmados pela flexibilidade metodológica dos estudos de caso, que decidam adotá-lo em situações para as quais não é recomendado.
3.2. UNIVERSO DA PESQUISA
O Universo da pesquisa envolve o ramo de atividade metalúrgico e empresa atuante no segmento de fabricação de panelas em alumínio.
Para Marconi e Lakatos (2010, p.41), “Universo da pesquisa é o conjunto de seres animados ou inanimados que apresentam pelo menos uma característica em comum”.
3.3 INSTRUMENTOS
Como instrumento pesquisa será utilizado a observação, técnica esta de coleta de dados para conseguir informações e utiliza para obtenção de aspectos da realidade. Ela não consiste simplesmente em ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se deseja estudar.
Para Marconi e Lakatos (2010, p.174), “é um elemento básico na investigação cientifica, utilizado na pesquisa de campo e se constitui na técnica fundamental da Antropologia”.
3.4. COLETA DE DADOS
A pesquisa será desenvolvida através de coletas de dados, os métodos de observação não participante, onde o pesquisador presencia o fato, mas não participa dele, fazendo o papel de espectador, para obter informações sobre determinados aspectos da realidade. Observação direta, técnica de coleta de dados para conseguir informações e utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade e entrevista não estruturada.
Marconi e Lakatos, (2010, p.88) explicam, “não consiste em apenas ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se deseja estudar”.
3.5 TRATAMENTO DE DADOS
Para esta pesquisa o tratamento de dados será realizado através de relatórios, tabelas e documentos para obtenção das informações necessárias para a realização desta.
Para Gil, (2002, p.88) com relação ao tratamento de dados:
Alguns documentos a serem utilizados na pesquisa não receberam nenhum tratamento analítico, torna-se necessária a análise de seus dados. Esta análise deve ser feitas em observância aos objetos e ao plano de pesquisas e pode exigir, em alguns casos, o concurso de técnicas altamente sofisticadas.
As informações obtidas pelo tratamento de dados serão analiticamente descritas e estudadas para se chegar ao objetivo e foco deste estudo de caso que será averiguar qual o papel da controladoria como uma ferramenta do processo de gestão.
3.6 CRONOGRAMA
A pesquisa deve ser dividida em partes, fazendo – se a previsão do tempo necessário para passar de uma fase a outra. (MARCONI E LAKATOS, 2010).
Para este projeto de pesquisa, propõem-se
...