Modelos processuais e sistemicos
Por: cirkq • 19/10/2021 • Projeto de pesquisa • 437 Palavras (2 Páginas) • 145 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Curso:
Disciplina: Fisiologia Humana Docente: Drª Nicole Ribeiro ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
Sistema Reprodutor
Rebeca de 35 anos procura seu ginecologista, pois vem tentando engravidar e não consegue. Ela também está preocupada pois sua irmã teve um filho com deficiência da enzima 5 alfa reductase e o bebê teve “complicações”, como lhe falaram. Após avaliação e exames complementares Rebeca pôde engravidar sem riscos. Contudo seu parto foi cesariana, evoluindo com muito sangramento durante a cirurgia. Necessitou de transfusão sanguínea no período pós-operatório. No período de puerpério (pós-parto), não produziu leite materno e não conseguiu amamentar. Desde então, não recuperou os ciclos menstruais que eram muito regulares, passou a apresentar diminuição da libido e dor excessiva durante o ato sexual. Exames laboratoriais revelam: FSH =
1.2 miliUI/ml (valor normal = 5 – 20 miliUI/ml); LH = 0.8 miliUI/ml (valor normal = 5 –
30 miliUI/ml) e Estradiol = 10 pg/ml (valor Normal = 20 – 120 pg/ml). O diagnóstico foi SÍNDROME DE SHEEHAN, também conhecida como Hipopituitarismo pós-parto ou Necrose pituitária pós-parto.
Após a leitura do caso acima, responda as perguntas abaixo:
- Qual a importância desta enzima (5-alfa-redutase)?
R= A enzima ela é importante devido a sua capacidade de conversão da Testosterona, um hormônio androgeno, em um mais potente chamado di- hidrotestorena que possui fundamental importância na diferenciação sexual .
- Explique o resultado obtido para as dosagens de FSH, LH e Estradiol desta paciente.
R= Os hormônios hipofisarios baixos, significa que houve uma desfunção da glandula hipofisaria, logo, isso seria explicado devido a perda de sangue durante ao parto além das outras ocorrencias, o que resultou na Sindrome de Sheehan.
- Qual a justificativa para a paciente não ter amamentado no período pós-parto?
R= Os niveis baixo dos hormônios hipofisarios mostra uma alteração na hipofise nesse caso podemos pensar que a partir da disfunção do que houve na hipofise, não estava havendo o reflexo, que no caso seria apos o estimulo feito pela criança a resposta não era levada de forma correta fazendo assim com que os niveis de dopamina mantivessem altos impedindo a ação da prolactina no corpo da mãe, fazendo com que gerasse a agalactia.
- Qual a função da prolactina e ocitocina e como ocorre sua secreção?
R= Em relação ao leite de Rebeca podemos associar estes 2 , no caso a prolactina e ocitocina
A prolactina é um hormonio secretado pela adeno hiposife que tem como principal função a produção do leite. A ocitosina ela é um hormonio neutronsmissor produzido pelo hipotalamo e liberado na neurohipofise ele está responsavel pela ejeção do leite, a expulsão do bebe no parto, além de estar associado a libido.
...