O Aumento das DST’s no Brasil
Por: Mary Covet • 14/10/2018 • Dissertação • 348 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
Nome: Maria Fernanda Dantas de Moraes
Data: 30/12/2017
Proposta 1: O aumento das DST’s no Brasil
DST’s: educação sexual e conscientização
Durante o século XVI, as doenças sexualmente transmissíveis assolaram a Europa. Nessa época, chamavam-se doenças venéreas, pois eram associadas às sacerdotisas dos templos de Vênus. O temor em relação às enfermidades era justificado pela ineficácia dos tratamentos medievais. Entretanto, mesmo com os avanços da medicina, a ocorrência das DST’s no Brasil aumentou nos últimos anos. Tal evento deve ser solucionado com educação e conscientização.
A principal causa dessa problemática é o desconhecimento dos meios de transmissão e das profilaxias. Para solucioná-la, é necessário que o Estado inclua disponibilize cursos de educação sexual com o objetivo de formar profissionais aptos a ensinar essa matéria, que deve ser adicionada na grade curricular de jovens, visando evitar futuras disseminações das doenças. Além disso, o tabu gerado em torno desses assuntos deve ser minimizado com palestras e políticas públicas, organizadas pelo Ministério da Saúde e da Educação, que intentem informar a sociedade.
Outro fator é a negligência dos jovens. De acordo com a pesquisa “Juventude, Comportamento e DST/Aids”, realizada em 2012, quase quatro em cada dez brasileiros de 18 a 29 anos admitiram não usar preservativo em sua última relação. Nesse grupo, o fator de risco para doenças que mais cresceu nas últimas duas décadas foi o sexo inseguro. Para reduzir esses índices, campanhas educativas e de conscientização são imprescindíveis.
Entretanto, essas soluções enfrentarão obstáculos. A formação de novos profissionais e a inclusão de uma nova matéria nas escolas exigem muitos gastos públicos. Além disso, campanhas de conscientização não possuem garantia de eficiência, podendo caracterizar um processo lento e sem resultados. No entanto, esses desafios não diminuem os benefícios da redução das DST’s no Brasil.
A adição na grade curricular brasileira e investimentos em saúde preventiva vão minimizar a ocorrência dessas enfermidades. Recentemente, a 1º campanha do Dezembro Vermelho, em 2017, com objetivo de promover a conscientização nacional sobre prevenção ao HIV e à AIDS marcou o início de uma grande mobilização. Desse modo, o Brasil tornar-se-á uma referência no combate e na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
...