O Empreendedorismo em Organizações Sustentáveis
Por: disraeligomes • 9/2/2021 • Resenha • 434 Palavras (2 Páginas) • 129 Visualizações
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Curso de Gastronomia
Disciplina: Empreendedorismo em organizações Sustentáveis
Aluno: Disraeli Gomes
Artigo 01 - Discorra sobre as maiores dificuldades de se aplicar os conceitos da
sustentabilidade em empresas com base na leitura do artigo proposto.
O Artigo “A VISÃO DA SUSTENTABILIDADE NA ATIVIDADE EMPREENDEDORA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE EMPRESAS INCUBADAS” traz uma análise acerca do empreendedorismo sustentável, a interligação dos conceitos de sustentabilidade e empreendedorismo, dos proprietários de empresas incubadas na INOVATES – Centro de Inovação Tecnológica, localizada no município de Lajeado - RS.
Desta forma, o estudo foi realizado junto a empresas que estão em processo de incubação, onde, dentre os três pilares do empreendedorismo sustentável apresentados, as empresas demonstraram ter a maior preocupação com a sustentabilidade econômica, tendo suas ações claramente norteadas por este pilar. Também demonstraram ter preocupação quanto a sustentabilidade social, principalmente quanto às questões éticas e do impacto do produto ou serviço prestado perante a sociedade, porém, quanto ao pilar da sustentabilidade ambiental observa-se estar pouco presente no contexto dos empreendedores analisados.
O estudo apresenta dificuldades que são apresentadas na forma de desafios a serem vencidos pelos empreendedores, como a incorporação das dimensões da sustentabilidade, assim como a internalização do conceito de desenvolvimento sustentável, que segundo Bellen (2002, p.3), seria resultante de um longo processo de reavaliação da relação entre a sociedade civil e seu meio natural. Já Hart e Milsten (2003) reforçam que o desafio está em ampliar a interação e o diálogo com seus stakeholders, sendo alcançável através da aplicação de esforços na capacidade de reorientação para habilidades mais sustentáveis, assim como de tecnologias com este mesmo perfil.
Quando o autor do estudo apresenta o conceito da destruição criativa de SCHUMPETER, fica claro que a conciliação dos três campos do empreendedorismo para o alcance da sustentabilidade é o maior desafio a ser encarado pelo empreendedor, pois como é possível relacionar os empreendedorismos ecológico e social num ambiente onde o capitalismo e a concorrência ditam o ritmo das ações, forçando aqueles que aceitam o desafio de empreender a direcionarem-se pelo aspecto econômico.
Assim, os empreendedores entrevistados direcionam seus esforços para a criação de valor econômico, pois este seria o elemento que permite a sobrevivência da empresa, pois caso dediquem esforços em criar valor ambiental ou social, o empreendimento não se torna viável. Tudo passa a girar em torno da visão econômica, ficando apartados os riscos ambientais e sociais e a sustentabilidade como um todo acaba não fazendo parte da visão empreendedora.
...