O Enfoque Sistêmico na Organização
Por: Dudasouza92 • 4/10/2015 • Resenha • 1.314 Palavras (6 Páginas) • 902 Visualizações
O Enfoque Sistêmico na Organização
Toda empresa se insere num meio ambiente onde se originam os recursos utilizados para desenvolver sua atividade e destina os seus resultados. Existem 3 elementos interdependentes no esquema de um sistema organizacional: entradas, processos e saídas, todas cercadas pelo meio ambiente que provoca mudanças na estrutura e desempenho, assim, afetando o sistema como um todo. Alguns aspectos relevantes que influenciam no desempenho do sistema organizacional são:
1. Atuação do estado nas áreas política e legal.
2. Situação da economia e do sistema financeiro do país.
3. Desenvolvimento e disponibilidade tecnológica.
4. Nível educacional e cultural da sociedade.
5. Concorrência de outras empresas.
6. Preocupação com ecologia e preservação do meio ambiente.
• Entradas - São os recursos que a empresa obtém ou extrai do ambiente, abrangem as informações, capital, mão-de-obra, equipamentos, etc.
• Processamento - Refere-se à competência dos funcionários que compõem a empresa para transformar os recursos da entrada em bens e serviços.
• Saídas - São os resultados do processamento na forma de bens, serviços ou produtos que são destinados ao usuário ou cliente final.
Embora seja natural considerar o lucro como objetivo principal da empresa, a satisfação do cliente é o que realmente conduz ao lucro, porque trás vantagens competitivas mais palpáveis, como compras repetitivas valorização da marca, participação no mercado, etc. O processo de feedback (retorno das informações) aparecerá na forma de uma avaliação qualitativa e quantitativa dos resultados da atividade empresarial e do grau de atendimentos às necessidades que se almeja satisfazer.
A ideia de sistema
“Sistema é um todo complexo ou organizado; é um conjunto de partes ou elementos que formam um todo unitário ou complexo”. (MAXIMIANO, 2004 p.356)
Desta forma, um sistema são partes que interagem entre si para funcionar com um todo, e compreende:
Um conjunto de entidades (partes, elementos ou componentes).
Relação ou interação das partes.
A criação de uma nova entidade, formada por essa relação, em determinado nível sistêmico de análise.
Segundo Maximiano (2004), os sistemas são feitos de dois tipos de componentes:
1. Físicos ou concretos: itens materiais (é o hardware dos sistemas)
2. Conceituais ou abstratos: manifestações do comportamento intelectual ou emocional (é o software dos sistemas)
Muitos sistemas são formados a partir da combinação entre um componente físico e um abstrato, em outros, há apenas um tipo. A ideia de sistemas aparece em várias áreas de estudo para designar conjuntos complexos.
O enfoque sistêmico nada mais é do que uma filosofia ou forma de produzir, interpretar e utilizar conhecimentos. Pode-se dizer então que o enfoque sistêmico é um sistema de ideias, que “tem aplicações em todas as áreas da atividade e do raciocínio humanos, e também como método de resolver problemas e organizar conjuntos complexos de componentes”. (MAXIMIANO, 2004 p.357)
Estrutura dos sistemas
Os sistemas apresentam um conjunto de elementos interdependentes, que se organizam em três partes:
Entradas: compreendem os elementos ou recursos físicos e abstratos de que o sistema é feito, incluindo todas as influências e recursos recebidos do meio ambiente.
Processo: interligam os componentes e transformam os elementos de entrada em resultados de um sistema, que é dinâmico.
Saída: são os resultados do sistema, os objetivos que o sistema pretende atingir ou efetivamente atinge.
(MAXIMIANO, 2004 p.358 e 359)
Podemos citar também o Feedback, que é o que ocorre quando energia, informação ou saída de um sistema a ele retorna, reforçando ou alterando o comportamento do sistema.
Bases do enfoque sistêmico
De acordo com Maximiano (2004), a ideia de sistema, a essência do enfoque sistêmico, é proveniente dos gregos antigos, mas o enfoque sistêmico moderno surgiu no mesmo período dos fundadores da administração científica, do processo administrativo e da qualidade total. Das linhas de pensamento do enfoque sistêmico, três se destacam:
Teoria da Forma (Gestalt)
Cibernética
Teoria Geral dos Sistemas
Aplicações do enfoque sistêmico
A ideia de sistema e de enfoque sistêmico auxilia na compreensão das complexidades da situação e na resolução do problema, dentro das organizações. Desta forma, várias ideias da administração moderna associadas ao pensamento sistêmico podem ser citadas:
- Administração estratégica;
- Administração da qualidade total;
- Reengenharia e redesenho de processos;
- Mudança organizacional;
- Abordagem situacional.
As organizações como sistemas
“A organização é um sistema composto de elementos ou componentes interdependentes.” (MAXIMIANO, 2004 p.368) Assim, um bom administrador deve ter plena
...