TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Externo do Curso de Licenciatura em Pedagogia

Por:   •  20/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.966 Palavras (8 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 8

Acadêmico: Uziel Jaques Pereira do Curso de Licenciatura em Pedagogia;

E-mail: ozzielpereira30@gmail.com

Tutor Externo do Curso de Licenciatura em Pedagogia – Polo Saguaçu;

E-mail: cris_krobel@yahoo.com.br

Jogos Matemáticos na Educação Infantil

RESUMO

O método de ensino-aprendizagem em disciplinas considerada como difíceis, necessita de ferramentas pedagógicas adequadas que atendam a prioridades do educando. São as técnicas e os métodos que o educador utiliza que proporciona o ensino da matemática atraente, divertido, mantendo um padrão de qualidade no ensino oferecido. Este trabalho tem como objetivo destacar a importância dos jogos matemáticos na educação infantil despertando uma inquietação no educador para a busca de novas técnicas e métodos para tornar o processo de ensino-aprendizagem encantador e eficiente. Baseando-se em análises de materiais bibliográficos como: artigo, sites especializados na temática, buscou compreender a importância do referido tema e assim constatamos que é de grande importância para o processo de ensino e aprendizagem, que os jogos matemáticos sejam trabalhados em sala de aula, principalmente na educação infantil.

Palavras-chave: Educação Infantil. Jogos Matemáticos. Aprendizagem.  

INTRODUÇÃO

A criança é concebida como produtora de cultura, constituída a partir de suas relações sociais, sua etnia, referências físicas, psicológicas, crianças brincam, aprendem, elaboram, imitam, e modificam-se na medida em que sofrem interferência no seu progresso.

A relevância de trabalhar a matemática na Educação Infantil se deve ao fato de que os princípios do raciocínio lógico matemático devem ser construídos neste momento em que o cérebro está em plenas condições para conceber aprendizagem

A utilização de jogos para o ensino da matemática, na educação infantil, é recomendada no RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil), mesmo assim, nos dias atuais, tem-se encontrado oposição nas escolas para aplicar novas práticas em sala de aula.

Dessa forma, os professores ainda utilizam práticas convencionais, ensinando a matemática de forma mecânica, sendo uma mera transmissão de conhecimentos percebemos que os professores precisam estimular as crianças a gostar da disciplina.

Deve-se utilizar o jogo como recurso favorável, colaborador para trabalhar os bloqueios que os alunos apresentam em relação a alguns conteúdos matemáticos. Os benefícios que os jogos matemáticos trazem em sala de aula, podemos citar: a viabilidade de detectar os alunos que estão com dificuldades reais na aprendizagem e a reação positiva por parte de muitos alunos que acabam tornando-se mais críticos, alertas e participativos dentro da sala de aula. Porém o objetivo é alcançar um equilíbrio entre essas duas funções. Sendo assim, é de suma importância que o jogo seja utilizado como artificio no processo do ensino aprendizagem. Quando há apenas a função lúdica, o jogo é apenas um jogo, uma brincadeira, se houver apenas a função educativa o jogo torna-se conteúdo de ensino; desse modo, o ideal é que haja uma inter-relação entre as duas funções, pois é interessante que a criança além de brincar, compreenda o conteúdo.

Este tema é de extrema importância, pois a função lúdica do jogo associado à função educativa vem contribuir para uma aprendizagem significativa da criança, o qual seus proveitos podem ser sentidos durante toda sua vida, o incumprimento das contribuições dos jogos matemáticos pelo professor põe em risco todo um processo de aprendizagem e socialização, a qual as crianças são os protagonistas desse processo.

O artigo vem propor a uso de jogos para o ensino de matemática na educação infantil, pois além de estimular a curiosidade e o raciocínio lógico, incentiva o educando a proporcionar possibilidades e soluções para questões propostas oferecem oportunidade para que o professor veja possíveis bloqueios em relação a determinado conteúdo trabalhado em sala de aula, reforçando assim seus ensinamentos, contribuindo para uma aprendizagem significativa. A matemática é uma disciplina complicada e de difícil compreensão para a maioria das crianças o desenvolvimento deste trabalho pauta-se na pesquisa bibliográfica, processada a partir de leituras de livros.

FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

A educação infantil é um espaço privilegiado para noções básicas de conteúdos matemáticos. O ensino deve ter a proposito de construir um saber que capacite as crianças a pensar e a refletir sobre o seu dia a dia, sua realidade social, para, dessa forma, intervir no intuito de transformá-los. Isso apenas será possível se os aprendizes encontrarem motivo e razão para aprender matemática e mais do que isso, é preciso gostar de aprender!

Cabe ao professor criar um ambiente que reúna os elementos de movimentação para as crianças, criar atividades que proporcionam conceitos que preparam para leitura, os números, de lógica que envolve classificação, ordenação, dentre outros. Motivar alunos a trabalhar em equipe na resolução de problemas aprendendo assim a expressar seus próprios pontos de vista em relação ao outro. (Rezende, 2006, p.37)

Verificando a afirmação, deduzimos que a educação infantil deve ser inserida em um conceito de educação com direção apontada para a construção do conhecimento no qual precisa ser elaborado pelo próprio aluno, como sujeito de sua construção do saber e tendo como mediador seu professor ou outro adulto para direcioná-lo na busca da autonomia e independência. O conhecimento matemático fazendo parte do currículo dessa modalidade de ensino não deve se furtar dessa análise. Partindo desse pressuposto e respeitando as especificidades, é possível categorizar que a Matemática é de extrema importância para o desenvolvimento da potencialidade da criança, favorecendo o raciocínio lógico, a criatividade e instrumentando a criança para a vida. Nesse sentido, os jogos matemáticos são de grande importância para desenvolver conteúdos na educação infantil, favorecendo o desempenho na aprendizagem da criança, pois o jogo reforça e estimula a capacidade física ou intelectual das crianças, em que, através do prazer e da obstinação, torna fácil o que inicialmente era difícil. Desse modo, a criança aprende naturalmente o que foi exposto pelo professor; entretanto, a ação lúdica não tem um fim em si, esta está vinculada a uma função educativa, favorecendo o desenvolvimento da aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com