O Grafite e Intervenção Urbana, pág.348 e 349.
Por: Asash0 • 5/11/2022 • Abstract • 263 Palavras (2 Páginas) • 133 Visualizações
Grafite e Intervenção Urbana, pág.348 e 349.
1- Que elementos o artista utilizou em sua composição?
Utilizou vários elementos que lembram as HQs clássicas (como a dos anos 1960), são eles: painel que é composto de três desenhos, letras, bolinhas coloridas, balões e splashs. Todos são elementos que proporcionam a sensação de leitura de uma história em quadrinhos (especialmente pela separação do desenho em três partes).
2. Qual é a relação entre o mural e a cidade?
O painel, coberto por grandes figuras e com poucas cores, gera um contraste com os tons de cinza da cidade e com o bairro degradado. É como se houvesse um pedido de ajuda que se destaca no meio morto do concreto
3. Comente sobre o Grafite e sua definição
O Grafite é uma inscrição caligrafada ou desenho pintado sobre um suporte que não é para essa finalidade. É uma forma de protesto popular através da arte, uma expressão moderna. As inscrições em grafite são conhecidas desde o Império Romano quando era utilizado o carvão para escrever palavras de protestos nas paredes dos monumentos. O grafite é uma arte efêmera, uma vez que esse tipo de obra não possui proprietário nem vigia. Ademais, é usado como forma de crítica social, e, além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando assim, os espaços públicos. Grafite e pichação são coisas diferentes, já que o ato de pichar está intimamente ligado ao vandalismo e à noção de destruição da via pública, enquanto que o grafite está relacionado à uma conotação mais positiva (trata-se de uma arte urbana).
...