O IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO
Por: pampese • 27/4/2017 • Abstract • 1.563 Palavras (7 Páginas) • 1.537 Visualizações
IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO – EXERCÍCIOS E TESTES DE VESTIBULARES
1. (Funrei-97) Um jogador de bilhar dá uma tacada numa bola, imprimindo nela uma velocidade de 10m/s. A bola atinge uma outra que estava parada e, após o choque, ambas movem-se juntas com a mesma velocidade. Considerando que cada bola tenha a massa de 0,4Kg, com que velocidade vão se movimentar após o choque?
- 10m/s
- 0,8m/s
- 2,5 m/s
- 5,0m/s
2. (UFOP-93) Dois astronautas A e B de massas mA=100kg e mB=60kg, respectivamente, estão em uma região do espaço onde as forças gravitacional e de atrito são desprezíveis. O astronauta B ainda carrega uma esfera de massa 20kg e a lança, com uma velocidade de 15m/s, na direção e sentido do astronauta A. Determine;
- a velocidade de recuo do astronauta B, após lançar a esfera.
- a velocidade do astronauta A, a partir do momento em que ele agarra a esfera.
3. (UFOP-91) Dois corpos idênticos A e B, perfeitamente elásticos, têm massas iguais a 2,0kg. O corpo B está em repouso sobre uma superfície plana bem polida e horizontal. O corpo A é liberado do repouso de uma rampa bem polida, de uma altura h=0,8m, como mostra a figura. Considere que a aceleração da gravidade local é de 10m/s2.
[pic 1]
- determine qual será a velocidade do corpo A quando o mesmo atingir a superfície horizontal.
- Supondo que o corpo A colida frontal e elasticamente com o corpo B, determine quais serão as velocidades dos corpos A e B imediatamente após a colisão.
4. (UNIPAC-97) Um automóvel cuja massa é de 900kg desenvolve velocidade de 108 Km/h (30m/s), quando o motorista pisa bruscamente no freio e, com desaceleração constante, consegue para após 5,0 segundos. Pode-se afirmar que a variação da quantidade de movimento do automóvel foi:
- 5,4x 103 N.s
- 2,7x 104 N.s
- 9,7 x 104 N.s
- zero
5. (UNIPAC-97) Um patinador cuja massa é 40kg encontra-se em repouso numa pista de gelo, onde o atrito é desprezível. Ele recebe uma bola de massa igual a 500 gramas cuja velocidade horizontal é de 10m/s. Pode-se afirmar que o patinador:
- permanecerá em repouso
- passará a se mover com velocidade de 10m/s
- passará a se mover com velocidade de 8,1m/s
- passará a se mover com velocidade de 0,12m/s
6. (Direito-C.L.-95) Um canhão dispara um projétil na horizontal, com uma velocidade de 500m/s. Sendo a massa do canhão 1.000 vezes maior do que a massa do projétil, a velocidade de recuo do canhão, em m/s, será igual a:
- 10
- 20
- 0,5
- 5,0
- N.R.A.
7. (UFV-96) um trenó, com massa total de 250kg, desliza no gelo à velocidade de 10 m/s. Se o o seu condutor atirar para trás 50 kg de carga à velocidade de 10m/s, a nova velocidade do trenó será de:
- 10m/s
- 20m/s
- 2m/s
- 5,0m/s
- 15m/s
8. (PUC) Uma bola de tênis, de 100 gramas de massa e velocidade v1=20m/s, é rebatida por um dos jogadores, retornando com uma velocidade v2 de mesmo valor e direção de v1, porém de sentido contrário. Supondo que a força média exercida pela raquete sobre a bola foi de 100N, qual o tempo de contato entre ambas?
- 4,0s
- 2,0x10-2s
- 4,0x10-2s
- zero
- 4,0x10-1s
9. (Fuvest) Uma bola preta, de massa m e velocidade v, movendo-se sobre uma superfície muito lisa, sofre uma colisão frontal, perfeitamente elástica, com uma bola vermelha, idêntica, parada. Após a colisão, qual a velocidade da bola preta?
- v
- v/2
- 0
- -v/2
- -v
10. (PUCRS 98) Um patinador de 80kg de massa está parado sobre um plano horizontal, segurando em uma das mãos um objeto de 5,0kg de massa. Em dado instante, ele joga o objeto para a sua frente com velocidade horizontal de 16m/s. Sendo desprezíveis as forças de atrito sobre o patinador, pode-se afirmar que o mesmo
- permanece imóvel.
- desloca-se para frente com velocidade de 1, 0m/s.
- desloca-se para trás com velocidade de 1, 0m/s.
- desloca-se para frente com velocidade de 8,0m/s.
- desloca-se para trás com velocidade de 16m/s
11. (PUCRS 99) Um sistema é constituído de duas esferas que se movem sobre um plano horizontal e colidem entre si num determinado instante. Imediatamente após a colisão, pode-se afirmar que, referente ao sistema, permaneceu inalterada a
- energia cinética.
- energia elástica.
- quantidade de movimento.
- velocidade.
- energia mecânica.
12. (PUC MG 99) Considere um sistema formado por um conjunto de partículas. Para que a quantidade de movimento desse sistema se conserve, mesmo que ele passe por várias transformações, é necessário que:
- o somatório dos torques externos ao sistema seja nulo.
- o somatório das forças externas exercidas sobre o sistema seja nulo.
- não existam forças dissipativas internas ao sistema.
- somente ajam sobre o sistema forças que dependam apenas da posição.
- somente ajam sobre o sistema forças impulsivas.
13. (PUC MG 98) A figura abaixo mostra duas bolas, imediatamente antes (figura I) e imediatamente após (figura II) uma colisão. Elas se movem sobre um plano horizontal, de atrito desprezível.
[pic 2]
Todas as afirmativas sobre o fenômeno são verdadeiras, EXCETO:
- A quantidade de movimento se conservou.
- A energia cinética se conservou.
- A massa da bola A é muito maior que a massa da bola B.
- A colisão mostrada é elástica.
- Não há aumento de temperatura em qualquer parte do sistema.
14. (UFJF 2000) Um vagão, movendo-se sobre uma linha férrea retilínea e horizontal, com a velocidade de 12 m/s em módulo, atinge outro vagão, que estava em repouso sobre essa mesma linha. A massa do vagão que estava em repouso é de 10.000 kg, e a do outro é de 20.000 kg. Após o choque, os dois vagões passam a mover-se juntos, com velocidade V1 . Se o vagão em repouso tivesse massa de 20.000 kg e o outro 10.000 kg, mantendo-se as demais condições inalteradas, a velocidade final do conjunto seria V2 . As velocidades V1 e V2 têm módulos, respectivamente:
...