O Mapa de Risco
Por: José Luis Machado • 4/1/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 289 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
IFG – INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS
JOSÉ LUÍS M. E HUGO LUIZ M.
MAPA DE RISCOS
GOIÂNIA
2018
O que é um mapa de risco e para que serve?
O mapa de risco é um gráfico, que tem como objetivo orientar o trabalhador a respeito dos riscos do local de trabalho. É importante para evitar a ocorrência de acidentes no local de trabalho e manter a segurança do trabalhador.
O mapa é representado através da planta do local, preenchida com círculos de diferentes cores e tamanhos que indicam o risco e a gravidade dele, em cada espaço do local.
No mapa, cada risco é representado por uma cor e classificados por: físicos (representados pela cor verde), químicos (vermelho), biológicos (marrom), ergonômicos (amarelo) e de acidentes (pelo azul). O tamanho do circulo pode ser pequeno (baixo risco), médio (médio risco) e grande (alto risco).
Esse mapa é elaborado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) com a orientação do Serviço Especializado em Engenharia e Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da empresa. Quando finalizado, ele deve ser ixado em um local em que todos possam visualiza-lo.
Mapa de riscos – Laboratório de geoprocessamento
[pic 1]
Ações para eliminar os riscos
Os riscos Ergonômicos podem ser minimizados com um maior espaçamento entre as fileiras de computadores, cadeiras com ajustes de tamanho e posição.
O risco biológico causado pela lixeira é resolvido realizando a troca do lixo periodicamente, não deixando acumular.
Os riscos mecânicos podem ser resolvidos com avisos para que o usuário tome cuidado, na porta e entre as fileiras de computador.
O risco físico pode ser minimizado se o professor mudar o projetor e apontálo para o lado, podendo assim ficar atrás da luz.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MAPA de risco: O que é e para que ele serve?. 2017. Disponível em:
...