O NEOLOGISMO NA POESIA DE MANUEL BANDEIRA
Casos: O NEOLOGISMO NA POESIA DE MANUEL BANDEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elielribeiro • 25/4/2014 • 537 Palavras (3 Páginas) • 2.383 Visualizações
O NEOLOGISMO NA POESIA DE MANUEL BANDEIRA
Eliel Ribeiro da Silva
RESUMO
Este artigo tem como tema central o neologismo na poesia de Manuel Bandeira, incidindo em uma reflexão do poema “Neologismo”. Faz-se uma análise das concepções de neologismo respaldando-se, principalmente, nos estudos de diversos autores; a neologia no verbo “teadorar” privilegiando aspectos lexicais e por fim focaliza-se no poema os aspectos morfológicos e sintáticos.
Palavras-chave: Neologismo. Concepção de neologismo. Verbo teadorar. Estrutura sintática
1 INTRODUÇÃO
A inserção de novas unidades lexicais constitui um fator inerente ao desenvolvimento do acervo lexical de qualquer idioma. Aspectos como o processo de formação de uma nova lexia, o contexto em que foi criada, o percurso dos neologismos, a área específica para a qual um termo foi inserido no vocabulário, bem como os impactos dessas novas unidades léxicas no idioma.
Isto se dá porque a língua está em constante processo de evolução, acompanhando o que acontece na sociedade. Assim, novas palavras surgem, outras caem em desuso, isto é, deixam de existir ou deixam de ser usadas; e dessa forma, a língua se renova para atender às necessidades dos falantes. As novas palavras que surgem são chamadas de neologismos, podendo ser formadas por diferentes processos. Portanto, esse processo de criação , segundo Biderman (1998, p. 11), “gerou o léxico das línguas” definido como totalidade de vocábulos de uma língua, que se expande de acordo com processo de evolução – científica, tecnológica, e/ou social – das comunidades humanas.
Nesse sentido, a língua caracteriza-se pela sua função social, interagindo, promovendo a troca de conhecimentos, visto que ela não é estática, mas dinâmica. Assim, ao nos referirmos a tal dinamismo, a mesmo está diretamente ligada às variações de registro, como são os neologismos, comumente utilizados no dia a dia, em textos jornalísticos, na música, na literatura. De acordo com a perpetuação da referida ocorrência, este novo vocábulo passa a incorporar-se ao léxico de forma padronizada, vindo a compor um verbete normal, preconizado pelos dicionários.
Após uma breve abordagem teórica, sobre as concepções de neologismo, foi feita a reflexão sobre o neologismo na poesia de Manuel Bandeira, bem como a processo de neologia do verbo “Teadorar”, suas unidades léxicas e a estrutura sintática do poema em estudo.
Portanto, objetivo do presente artigo é abordar e descrever o neologismo produzidos na poesia de Manuel Bandeira, poeta modernista do século XX; especialmente no poema “Neologismo”.
...