O OBSERVAR, PESQUISAR E CONSTRUIR O CONHECIMENTO
Por: Erick Silva • 2/2/2022 • Relatório de pesquisa • 947 Palavras (4 Páginas) • 200 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
DOCENTE: IRIS KAMILA SOUZA DE ARAÚJO
JAGUAQUARA-BA
2022
OBSERVAR, PESQUISAR E CONSTRUIR O CONHECIMENTO: Reflexão escrita
IRIS KAMILA SOUZA DE ARAÚJO
MATRÍCULA: 202110209761
JAGUAQUARA-BA
2022
1 INTRODUÇÃO
Pode-se notar que hoje em dia as pessoas exigem muito que oferecemos aos alunos competências básicas para facilitar o desenvolvimento de conhecimento, habilidades e atitudes para que mais na frente com sua formação seja cidadãos capazes de exercer uma cidadania que sejam participantes de uma construção de uma sociedade justa e solidária.
Os conhecimentos prévios tornam possíveis adquirir ideias que podem até ser usadas no universo das categorizações de novas situações, e servem para segurar e vermos descobertas de possíveis novos conhecimentos. Visando sempre a possibilidade de trabalho com projetos que é uma pratica educativa e que ajuda bastante com a participação e ação dos alunos e daí vamos ter base no seu processo de aprendizagem e nos diálogos na sala de aula.
A aprendizagem significativa acontece quando o aprendiz, ou seja, o aluno é capaz de receber novas informações e saber relacionar de alguma forma construir, uma interação com o que já se sabe previamente o que acabou de ser estudado, e conheceu com a ajuda da interação. A ideia do conhecimento prévio como influência na aprendizagem pode até parecer simples, mas as suas implicações são bem complexas. Temos que ter consciência de que não é um processo simples e que vamos avaliar de acordo com o que for feito.
Diante do exposto conclui-se que é de suma importância notar que o presente documento tem por finalidade analisar de que maneira podemos adaptar e construir as didáticas para contribuir na educação e no ensino escolar dos nossos alunos.
2 DESENVOLVIMENTO
Quando se trata do conhecimento prévio está referindo-se a situação de ancoragem ou seja, ao processo de integração de novos conteúdos. O objetivo da ação desenvolvida em sala de aula pelo professor que é a aprendizagem significativa por parte dos seus estudantes é qualitativamente diferente da que se baseia simplesmente na transmissão do conhecimento e sua recepção de modo passivo. As estratégias de ensino que promovem a participação ativa dos estudantes, a cooperação, a discussão das ideias e as reflexões sobre o conhecimento podem trazer resultados mais significativos para a aprendizagem em ciências e demais disciplinas. Então é muito essencial compreender e considerar os conhecimentos prévios dos alunos.
...