O Observar Pesquisar e Controle Construir Conhecimento
Por: daianemaga • 7/3/2023 • Trabalho acadêmico • 431 Palavras (2 Páginas) • 83 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PEDAGOGIA/ POLO JUNDIAÍ
DAIANE
OBSERVAR, PESQUISAR E CONSTRUIR O CONHECIMENTO
JUNDIAÍ
2021
INTRODUÇÃO
Essa reflexão vem mostrar a importância do conhecimento prévio dos alunos e como podemos agregar na construção do novo conhecimento.
DESENVOLVIMENTO
O conhecimento prévio é uma joia importantíssima para ambas as partes.
Um aluno com conhecimento prévio é capaz de receber informações novas e relacionar com o que já sabe com mais facilidade. O professor deve promover essa conexão de conhecimento já formado, juntamente com o novo.
O aluno tendo um conhecimento prévio pode desenvolver uma mudança conceitual com o novo, pode ajudá-lo a pensar diferente.
Agora sobre o esse tema da charge, é bem legal e gigantesco para se trabalhar. Com muito conhecimento prévio dos alunos.
Com toda a certeza iria usar esses alunos entusiasmados com sua terra, como exemplos de sotaques e curiosidades das regiões. Usaria até mesmo os pratos típicos de cada um, costumes e gírias. É um tema tão grandioso e que une cada pedacinho do nosso país!
Poderíamos falar sobre fauna e flora, clima, enfim, tem uma infinidade de coisas e esses alunos seriam joias preciosas para essa aula, pois eles pertencem à essas regiões.
Para as atividades, poderia ser pegar cada gíria das regiões e perguntar aos alunos qual eles associam. Fazer um dia com comidas típicas e eles descobrirem de quais estados cada um pertence.
Também poderia trazer trajes típicos em fotos e fazer um mural com o mapa do brasil; fotos de trajes, comidas, animais, para eles colarem nas regiões pertencentes.
Para a avaliação, contaria com a participação; ver cada um se deslumbrando e divertindo ao conhecer o país em que eles vivem. Acho que você acaba aprendendo muito mais com essa viagem cultural e gastronômica, do que apenas lendo livros, com teoria, teoria e teoria.
Então, pensando na segunda charge, responderia aos alunos que sim, iríamos “viajar” por essas regiões maravilhosas do nosso país e eles iam ser nossos guias, para apresentar um pouco de cada estado para os amiguinhos.
E já ia começar pelas expressões de cada um; “oxente” e “bah”.
CONCLUSÃO
E após tudo isso, o conselho que dou para mim mesma é de saber ouvir cada aluno, de jamais expô-lo a situações constrangedoras, a faze-los vivenciar de forma leve cada aprendizado novo.
Pretendo fazer meu trabalho com carinho e dedicação a cada um presente na sala de aula. Meu objetivo é vê-los aprender e sempre felizes por cada nova etapa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Educação Pública. Disponível em: < Revista Educação Pública - Conhecimentos prévios dos discentes: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem baseado em projetos (cecierj.edu.br) .>. Acesso em 03 de novembro. 2021, 14:19:28.
...