TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRECONCEITO ESTÉTICO

Por:   •  26/4/2015  •  Monografia  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  1.200 Visualizações

Página 1 de 6

E.E. PROF. BENEDICTO CALDEIRA

PRECONCEITO ESTÉTICO

OSASCO

2014

BRUNA MANDARI

MATHEUS DE SOUZA

STEFANY OLIVEIRA

BÁRBARA MOREIRA

MARIANA FREITAS

PRECONCEITO ESTÉTICO[pic 1]

OSASCO

2014

BANCA EXAMINADORA

__________________________________________________________

        

[pic 2]

[pic 3]

AGRADECIMENTOS

Professor Rafael, Professor Diogo e equipe: Matheus de Souza, Stefany Oliveira, Mariana Lima, Bárbara Moreira e Bruna Mandari.


[pic 4]

[pic 5]

        

RESUMO

Este estudo teve como objetivo aprender com os estudantes do último ano do ensino médio sobre o preconceito estético.

Palavra-chave: Preconceito.


ABSTRACT

This study aimed to learn from the students in their final year of high school on the aesthetic prejudice.

Key-word: Prejudice .


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

O QUE É PRECONCEITO?        

COMO SE DESENVOLVEU O PRECONCEITO ESTÉTICO?        

TIPOS DE PRECONCEITO ESTÉTICO.        

QUAIS AS DIFICULDADES DAS PESSOAS QUE SOFREM ESTE TIPO DE PRECONCEITO?        

O QUE O GOVERNO FAZ PARA AJUDAR ESSAS PESSOAS QUE SOFREM PRECONCEITO ESTÉTICO.        

COMO AS EMPRESAS AGEM EM RALAÇÃO AO PRECONCEITO ESTÉTICO.        

GRÁFICO DE RESPOSTAS A PERGUNTAS QUE FORAM FEITAS PELA EQUIPE.        

COMO AS PESSOAS REAGEM AO PRECONCEITO ESTÉTICO.        

O QUE FAZERMOS PARA ACABAR COM O PRECONCEITO ESTÉTICO.        

ANEXOS        

CONCLUSÃO.        


INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo abordar o assunto de preconceito estético, as formas como ele aparece e por que existe esse preconceito.

Atualmente na sociedade em que vivemos são impostos padrões de beleza para nós. O que se enquadra no padrão de beleza atualmente? Ser alta e magra é ser saudável? Então se você é gordo é por que está doente? Ter cabelos lisos e loiros para ser aceito por determinadas pessoas? Todos que julgam nunca pararam para pensar o quanto sofrem essa pessoas vitimas de preconceito, quais os valores pagos e os sacrifícios feitos pelas mesmas?

        Sabemos que hoje em dia o fator estético influência muito na nossa sociedade, que usa como sinônimo beleza exterior à saúde, e aparência desagradável à doença.

         23 Milhões de pessoas mudam a aparência, com cirurgias plásticas segundo o site de noticias ionlinne, publicado em 17 Nov 21014. Mas as pessoas que querem ser aceitas pela sociedade não usam somente esse método, tingimento de cabelos, remédios para emagrecer, academias, alisamento de cabelos, entre outros, também são usados na busca pela aparência perfeita.

        Esse preconceito atinge muito mais as mulheres, pelo padrão que mostra apenas com mulheres esculturais, cheias de curvas, cabelos lindos, pele linda, “corpo perfeito” e felizes, insinuando que seremos felizes somente se tivermos aquele corpo, aquele cabelo e aquela pele. O preconceito estético também entra na questão de preconceito racial, pelo fato das características filogenética dos negro, que não são consideradas “belas” pela sociedade, dificilmente você vê uma mulher negra com o cabelo natural dela nas passarelas, nas novelas, ou nos comerciais que passam na televisão. Mulheres negras nunca querem continuar com seus cabelos naturais, fazem alisamentos, tingimentos, tudo para estar no padrão imposto pela sociedade.


O QUE É PRECONCEITO?

O preconceito não passa de um conceito que criamos antes de saber o que aquilo realmente é onde por esse falso conceito muitas vezes maltratam os as pessoas e nem pensamos nas consequências daquele ato. No mundo existe muitos tipos de preconceitos, porém o preconceito estético é bem comum hoje em dia no mundo em que a mídia dita padrões de beleza No caso do preconceito estético percebemos suas manifestações das mais variadas formas desde a moça cujo corpo não se enquadra nos moldes das modelos internacionais até aquela pessoa que gosta de se vestir de maneira menos convencional.

COMO SE DESENVOLVEU O PRECONCEITO ESTÉTICO?


         Através da mídia o preconceito estético se expandiu por todo canto e um novo padrão de beleza foi criado, o publico alvo são as mulheres que sempre estão a procura de medidas perfeitas, colocando a saúde em risco para alcançar o padrão de beleza e não sofrer preconceito estético

TIPOS DE PRECONCEITO ESTÉTICO.

O preconceito estético tem duas formas, pode ser pelo estilo da pessoa se vestir ou pela forma física dela.

A forma de se vestir, cabe a pessoa não se vestir conforme a moda atual, a forma física, por ser gorda demais ou magra demais, formato do rosto, nariz, cabelo crespo, ou mesmo cacheado, cor da pele, entre outros, qualquer fator que não esteja dentro dos padrões.

QUAIS AS DIFICULDADES DAS PESSOAS QUE SOFREM ESTE TIPO DE PRECONCEITO?

As pessoas que sofrem esse tipo de preconceito (não só preconceito estético, mas todos os tipos de preconceitos) geralmente têm dificuldades de se enturmar em determinados grupo de pessoas, em arrumar um emprego (pois infelizmente, ainda hoje, as empresas avaliam mais pela aparência do que pela personalidade e outros fatores mais importantes) em ter uma boa autoestima, e sem uma boa autoestima dificilmente conseguimos algum sucesso na vida.

O QUE O GOVERNO FAZ PARA AJUDAR ESSAS PESSOAS QUE SOFREM PRECONCEITO ESTÉTICO.

Até onde se sabe, o governo brasileiro não faz nada para ajudar estas pessoas, a única ajuda seria a cotação para entrada na faculdade, o que é uma ajuda, mas não o suficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (286.5 Kb)   docx (167.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com