O Papel da Qualidade e sua Importância
Por: Luciano Alves • 6/6/2022 • Resenha • 737 Palavras (3 Páginas) • 139 Visualizações
Videoaula 1 - ACP - O Papel da Qualidade e sua importância
1- Contextualização com o mercado e perfil profissional.
Carlos, recepcionista da empresa Hotel Bem Estar é aluno do curso técnico em qualidade visando com essa formação se qualificar para o mercado de trabalho. Por estar pretendendo buscar a certificação em qualidade a empresa convoca Carlos que está se qualificando na área para participar do processo, como está iniciando o curso Carlos tem muitas dúvidas referente ao assunto Qualidade, mas com o decorrer da aulas logo passará a entender o que faz e onde um técnico da área pode trabalhar, o que é uma não conformidade, o que é gestão, como fazer um procedimento, entre outros.
2- Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.
O técnico da qualidade pode atuar em diversos segmentos, entre eles podemos citar os setores automotivo e metalúrgico da indústria, o setor alimentício em geral incluindo as empresas de envasamento de bebidas, o setor da saúde onde incluem-se especialmente hospitais, clínicas e laboratórios. Atua também em bancos e empresas fornecedoras de serviços de hotelaria, telefonia, internet, energia, saneamento, transporte, planos de saúde e educação, no comércio em geral podemos citar lojas de vestuário, calçados, óticas, lojas de informática, restaurantes e revendas de veículos.
3- Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos.
Controle, inspeção, garantia e gestão da qualidade são as atividades inerentes a atuação do técnico em qualidade. Por estar vinculada à empresa como um todo a Qualidade envolve diversos núcleos independentemente dos setores de atuação ocorrendo muitas vezes a execução dessas atividades por profissionais sem formação técnica. Na indústria o profissional da qualidade pode realizar a inspeção dos produtos em uma linha de produção, em uma empresa de prestação de serviços pode atuar na gestão da qualidade por meio de auditorias e análise crítica de indicadores junto com a diretoria. A atuação com a qualidade requer um olhar para a excelência, um olhar profissional que faça a diferença, tornando a empresa destaque no mercado. Sendo assim a formação técnica é essencial, pois desenvolverá profissionais que atuarão com excelência.
O profissional com formação técnica em qualidade poderá ocupar os seguintes cargos ligados a qualidade:
Auditor da qualidade: Realiza auditorias internas e acompanha auditorias externas para verificar a realização das atividades e a adequação com as normas.
Inspetor da qualidade: Realiza inspeções nos resultados obtidos nos processos e a consequente aprovação ou reprovação de produtos e serviços.
Assistente da qualidade e processos: Acompanha os resultados dos processos e participando de grupos de melhoria.
Apesar de as atividades serem semelhantes cada setor possui suas próprias características de acordo com o ramo de atuação. As atividades diárias do técnico em qualidade estão relacionadas a:
Participação em auditorias internas e/ou externas.
Atualização de indicadores da qualidade.
Elaboração de gráficos dos dados coletados.
Elaboração e realização de pesquisas de satisfação do cliente e de mercado.
Descrição de novos processos e manutenção para esses documentos.
Elaboração e atualização dos documentos da qualidade (manuais e procedimentos).
Realização de testes em amostras de novos produtos ou componentes.
Acompanhamento da qualidade das matérias-primas fornecidas.
Realização de treinamentos e de capacitações internas sobre rotinas e processos.
Acompanhamento, realização e avaliação dos processos de melhoria.
Implementação de métodos e ferramentas da qualidade.
Realização de inspeções em produtos e processos produtivos.
Para desempenhar com excelência todas as atividades citadas anteriormente são necessárias algumas características profissionais, tais como:
...