TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Aula

Por:   •  4/8/2021  •  Seminário  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Curso de Licenciatura em Ed. Física – Disciplina de Didática: Docente: Eloisa Azeredo

Nome: Creonice Rocha Soares Data: 17/06/2021

Reflita os casos relatados abaixo e escreva, a partir de cada um deles, se a didática que lhes é implícita contempla os enfoques tradicional; liberal escola novista ou progressista e liberal não-diretiva; liberal tecnicista (tendências não-críticas) ou o enfoque progressista libertador, libertário; crítico-social dos conteúdos (tendências críticas), justificando sua resposta.

1º caso

O professor da Escola X prioriza o ensino dos valores já consagrados pela sociedade, tendo por objetivo a sua acumulação, memorização e preservação. Disciplina, tradição, honra, obediência aos mais velhos são alguns desses valores, trabalhados pelo professor por meio da Exposição Oral. Tem por hábito transcrever toda a aula no quadro, exigindo silêncio e total atenção dos alunos durante sua explanação. Quando isso não ocorre, ameaça os alunos com provas mais difíceis e castigos, como copiar frases sobre a atitude que devem ter na sala de aula.

Enfoque: Liberal tradicional

Justificativa: Preserva os valores consagrados pela sociedade, o conteúdo de conhecimentos gerais, o professor arrogante, os alunos passivos.

2º caso

Um professor do Ensino Fundamental prepara suas turmas para trabalhar na Feira de Ciências que se realizará na escola. A organização da Feira exige tarefas em grupos e a participação ativa dos alunos. Caberá a cada um a responsabilidade pelo que mais lhe interessar, havendo, assim, um grande respeito às diferenças individuais, proporcionando o desenvolvimento do potencial dos alunos e já os preparando para as funções que poderão desempenhar na vida adulta.

Enfoque: Liberal progressivista ou escolanovista

 Justificativa: Defendendo que aluno participe no processo de ensino-aprendizagem; nos trabalhos em grupos; respeitando suas diferenças; preparando para conviver em sociedade, sem críticas.

3º caso

A Escola Y tem como objetivo dar aos alunos oportunidade de acesso aos conteúdos universais. Assim sendo, os professores trabalham os seus conteúdos programáticos sempre do ponto de vista crítico e utilitário, de forma que os alunos possam adquirir maior consciência da realidade e passem a atuar na sociedade de maneira mais crítica e produtiva.

Enfoque: Progressista-crítico-social dos conteúdos

Justificativa: Valor do sistema dos conteúdos universais  programados  pelos professores sendo crítico e útil, comparando-os com as experiências e realidade dos alunos.

4º caso

 Um grupo de alfabetizadores, num país de língua portuguesa, da África, iniciou o processo de alfabetização de seus alunos utilizando um desenho da própria comunidade que era uma ilha de pescadores. No primeiro plano, aparecia um pescador segurando um peixe no qual estava escrito a palavra BONITO – um peixe muito bem comercializado na região. A partir do desenho, os alunos começaram a discutir os problemas da comunidade, até o momento em que o professor teve a oportunidade de lançar a palavra BONITO, iniciando o processo de alfabetização, que foi todo desenvolvido de forma crítica com base na vivência dos alunos e no diálogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com