TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Politico Pedagogico

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

        A sociedade, como um todo, é composta por uma diversidade cultural e socioeconômica com um conjunto de hábitos, comportamentos, valores morais e crenças das mais variadas. A organização desses elementos e seu processo histórico formam a nossa sociedade. Cabe a escola “organizar” de forma igualitária essa composição. Para tanto, essa diversidade cultural e socioeconômica é passada para PPP – Projeto Político Pedagógico e é através dele que todos os segmentos escolares elaboram o projeto.

        

        O Artigo 12 da Lei de Diretrizes e Bases nos traz de uma forma mais ampla a função das escolas que para além de zelar e organizar a sociedade, seu papel também é cumprir e fazer cumprir a função do/a docente e a execução do Projeto. A escola deve se preocupar em fazer com que o aluno participe, efetivamente, da sociedade pensando na transformação do educando para que ele torne-se um cidadão consciente, crítico, reflexivo capaz de refletir e entender a sociedade em que vive, enquanto indivíduo transformador. A escola tem o papel de transformação e de conscientização. Também o Artigo 13 traz a incumbência aos professores que devem dar subsídio para que a escola possa de fato cumprir o seu papel, já mencionado acima, através participação na elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, através da elaboração e o cumprimento do plano de trabalho, que é feito a partir da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, através da articulação entre a escola e a comunidade para saciar as necessidades da mesma e o Artigo 14 define os princípios, a participação de todos os profissionais escolares na elaboração do Projeto Pedagógico da escola.

        

        Assim, o papel da escola, do educador não pode consistir apenas em aprendizagem de novas técnicas, atualização de novas receitas pedagógicas ou aprendizagem das últimas inovações tecnológicas, não se pode apenas ser ilusionista de uma educação fictícia e, sim construir verdadeiros e verdadeiras cidadãs. Os segmentos escolares, professores, diretores, pedagogos e comunidade devem entender de fato a importância da escola que é para além de ensinar o “b – a – ba” tendo consciência que a educação consiste em construção e a transformação de uma nova sociedade, onde formamos alunos conscientes e reflexivos capazes de entender a sociedade em que vivem e a partir daí poder transformá-la.

        

        Veiga em seu artigo “NOVAÇÕES E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: UMA RELAÇÃO REGULATÓRIA OU EMANCIPATÓRIA?” traz uma grande preocupação com a elaboração do Projeto Político Pedagógico que é melhorar a qualidade da educação pública, “além de garantir condições de acesso e permanência de crianças, jovens e adultos nesses componentes educacionais” (VEIGA, 2003, p.268),

        A elaboração do PPP é indispensável e obrigatório, pois ele norteia as ações pedagógicas da escola. Sua elaboração deve ser feita como se fosse um funil, trazendo a necessidade da sociedade em geral, sociedade local e a escola. A elaboração do Projeto Político Pedagógico fundamenta-se na ação compartilhada, organizada e consciente de seus elaboradores, visando a problematização e compreensão das questões oriundas da prática pedagógica, devendo ultrapassar as barreiras impostas pela burocracia e pela tendência de isolamento. A escola não é um órgão de funcionamento isolado em si e para si, deve ser inserida no dispositivo cultural, praticando a integração com a sociedade.

        O PPP ajuda o aluno a construir sua independência, flexível ao ponto de se adaptar a comunidade local, se é uma escola de periferia ele será projeto para aquela realidade, se é uma escola religiosa ele será adaptada a sua realidade e assim em diante. Não podemos deixar de mencionar a alma do projeto sendo esses os professores, pode-se construir um projeto maravilhoso, mas se ele não é aplica em sala de aula o projeto morre. Assim, vê-se o professor como a essência de todo e qualquer projeto, pois ele sai de palavras/letras e passa-se a ser a prática. Como nos leva a reflexão Gadotti.

Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores. (1994, p. 579)

        O Projeto Político Pedagógico vai para além dos muros escolares seu objetivo é formar e transformar a sociedade, é formar cidadãos e cidadãs capazes de se reconhecerem enquanto indivíduos transformadores de sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com