O Que é Pedagogia. Pedagogo Um Multiprofissional
Trabalho Universitário: O Que é Pedagogia. Pedagogo Um Multiprofissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FernandaKQV • 17/11/2014 • 1.592 Palavras (7 Páginas) • 517 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Este texto traz a importância de um Pedagogo no mercado de trabalho e uma breve fala de suas funções, tanto no meio empresarial quanto na vida escolar. Ressaltando que são inúmeras as responsabilidades de um pedagogo. Relatando também, o que é “ser um pedagogo”, situações vivenciadas por esse profissional, sua conduta perante as mesmas, suas preocupações com a educação da sociedade, seus sentimentos e vontades e uma reflexão sobre o papel do pedagogo na sociedade.
PEDAGOGO, UM MULTIPROFISSIONAL
O Pedagogo é um educador profissional, capaz de atuar em espaços escolares e em não escolares, na implantação do ensino de sujeitos em diferentes fases de desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo. O termo “Pedagogo”, surgido na Grécia, cujo seu significado etimológico é preceptor, mestre, guia, aquele que conduz, entre outros, vêm ganhando um importante espaço no mercado de trabalho atualmente.
“Ser Pedagogo...
Pedagogo não é apenas ser Professora, Mestre, Tia, Coordenadora, Supervisora, Orientadora, Dona de escola.
É mais do que isso
É ser Responsável.
Ser Pedagogo é ter coragem de enfrentar uma sociedade deturpada, equivocada sem valores morais nem princípios.
Ser Pedagogo é ser valente, pois sabemos das dificuldades que temos em nossa profissão em nosso dia a dia.
Ser Pedagogo é saber conhecer seu caminho, sua meta, e saber atingir seus objetivos.
Ser Pedagogo é saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião.
Ser Pedagogo é ter uma responsabilidade muito grande
nas mãos.
Talvez até mesmo o futuro...
Nas mãos de um Pedagogo concentra- se o futuro de muitos médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários ou qualquer outra profissão...
Ser Pedagogo é ser responsável pela vida, pelo caminho de cada um destes profissionais que hoje na faculdade e na sociedade nem se quer lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo.
Ser Pedagogo é ser mais que profissional, é ser alguém que acredita na sociedade, no mundo, na vida.
Ser Pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança.
Hoje em dia ser Pedagogo em uma sociedade tão competitiva e consumista
não torna-se uma profissão muito atraente, e realmente não é.
Pois os valores, as crenças, os princípios, os desejos estão aquém do intelecto humano.
Hoje a sociedade globalizada está muito voltada para a vida materialista.
As pessoas perderam- se no caminho da dignidade e optaram pelo atalho da competitividade,
é triste pensar assim, muito triste
pois este é o mundo dos nossos filhos
crianças que irão crescer e tornar-se- se adultos.
Adultos em um mundo muito poluído de ideias e sentimentos sem razão.
Adultos que não sabem o que realmente são
Alienados, com interesses voltados apenas pelo Ter e não pelo Ser.
Ser Pedagogo é ter a missão de mudar não uma Educação retorcida, mas ser capaz de transformar a sociedade que ainda está por vir.
Pode ser ideologia pensar assim, mas como Pedagogos temos a capacidade de plantar hoje nesta sociedade tão carente de valores, sementes que um dia irão florescer.
E quem sabe essa mesma sociedade que hoje é tão infértil possa colher os frutos que só a Pedagogia pode dar.”
Ser Pedagogo por
Vanessa B. de Carvalho
As funções do trabalho pedagógico podem ser generalizadas ou especializadas em alguma área que abrange a pedagogia, entre essas áreas estão, por exemplo, o pedagogia social ou sócioeducador, pedagogia hospitalar, multimeios (área em franco crescimento e que requer o trabalho formativo-educativa de pessoas para o ensino e a aprendizagem da informática, das tecnologias, das mídias em geral.), pedagogia carcerária, cultural e arte-educadora, etc.
Sendo peça importantíssima em cada área de atuação, o profissional deve ser cada vez mais valorizado, uma vez que realiza desde o papel de educador primário na vida do aluno/sujeito, acompanhando-o até a sua formação ou conclusão do seu aprendizado. “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.” (FREIRE, 1981, p.79). O Pedagogo enfrenta a “arte de educar” em espaços formais (como escolas, faculdades ou qualquer outro espaço oficial para este fim), tanto quanto em não formais (em que a aprendizagem se dá por meio da prática social, ocorrendo o aprendizado por meio da vivência, não necessariamente por conteúdos previamente sistematizados), agindo como profissional e cumprindo com ética e moral as funções de seu trabalho, luta para transmitir a boa educação, que hoje , é uma virtude real e necessária para a sociedade humana, pela qual se busca facilitar o desenvolvimento da vida do homem, e introduzi-lo no mundo social e cultural, sendo um processo contínuo na vida dos seres humanos, que os orienta e conduz a novas descobertas e pensamentos, assim, podendo pensar e agir a favor de si próprio e ter sabedorias em escolhas que fazem a diferença na vivência desse ser.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo,
...