O Que é a Física
Por: AilaneDaiana • 24/3/2020 • Relatório de pesquisa • 2.084 Palavras (9 Páginas) • 139 Visualizações
COLÉGIO ADVENTISTA DE MANAUS - CAM
O QUE É A FÍSICA
Manaus / AM
2020
COLÉGIO ADVENTISTA DE MANAUS - CAM
NOME: VINÍCIUS DA SILVA CARVALHO
O QUE É A FÍSICA
[pic 1]
Manaus / AM
2020
INTRODUÇÃO
É natural que uma ciência capaz de influir de modo tão significativo na vida do ser humano tenha extraordinária influência também na sua maneira de pensar e na sua concepção de vida. Várias pessoas acreditam que a Física pode explicar tudo, e alguns físicos garantem que esta ciência é capaz de provar desde a “existência” de extraterrestres até a vida após a morte. De certa forma, podemos dizer que a Física não explica, mas descreve os fatos ocorridos na natureza.
Para começar, tente responder a seguinte pergunta: o que é Física? Pra que serve? O que ela estuda? Essas e outras perguntas, serão esclarecidas nas páginas a seguir.
FÍSICA
A Física é uma importante área do conhecimento responsável pela explicação de fenômenos que relacionam diferentes formas de energia com a matéria.
Física é uma ciência natural que estuda as propriedades da matéria e da energia, estabelecendo relações entre elas. Se baseia em experimentações, observações e formulações matemáticas voltadas à interpretação de questões fundamentais da natureza, relativas a um grande número de fenômenos, compreendidos desde escalas subatômicas até macrocósmicas.
O que é Física?
A palavra Física deriva do grego antigo φύσις, que significa “natureza”. É uma ciência fundamentada em observações experimentais e em leis matemáticas. Seu principal intuito é explicar os variados fenômenos resultantes das interações entre matéria, movimento e energia.
A Física é uma das mais antigas disciplinas e teve seu início marcado por observações astronômicas feitas por povos antigos do mundo todo. Intenta-se a explicar o funcionamento do Universo da maneira mais fundamental possível, pautando-se nos preceitos da metodologia científica e da linguagem matemática.
Veremos a seguir os objetivos esperados a partir do estudo da física e suas divisões.
Objetivo especulativo
É desvendar os mistérios da natureza a fim de nos fazer entender mais sobre a nossa relação com o mundo e o universo, de forma a mostrar que não existem teorias, postulados, paradigmas ou modelos absolutos sobre essa relação, sendo todos relativos e suscetíveis a novas descobertas e entendimentos.
Objetivo Prático
Melhorar as condições de vida do homem através da tecnologia, pois com ela pode-se realizar trabalhos de forma mais práticas obtendo, assim, uma melhor qualidade de vida.
Objetivo Esclarecedor
Levar as pessoas a analisarem causa e efeito de determinado fenômeno como uma relação e não se referindo a tudo como algo voltado as suas crenças e superstições, mas fazendo-as entender que existe uma diferença entre ambos.
Grandezas Físicas
Grandezas Físicas é a classificação de tudo o que varia em sua quantidade, ou seja, implicam unidades de medidas que geralmente variam de região para região. Tais grandezas são divididas em duas, sendo:
- Grandezas escalares – compostas por números reais (positivos e negativos), acompanhados por sua respectiva unidade de medida.
- Grandezas vetoriais – caracterizadas por possuir módulo, direção e sentido.
Ramos da Física
Didaticamente, a física é dividida em:
- Mecânica – estuda o movimento e suas causas;
- Termologia – estuda o calor;
- Acústica – estuda o som;
- Óptica – estuda a luz;
- Eletricidade – estuda a eletricidade;
- Física moderna – estuda tudo relacionado à física após 1900.
Quais são as principais áreas de conhecimento da física?
Pode-se dividir a física em Mecânica (que envolve Cinemática, Dinâmica, Estática, Hidrostática, Hidrodinâmica, Aerostática e Aerodinâmica), Termologia (com Termodinâmica e Calorimetria), Ondulatória, Acústica, Óptica, Electromagnetismo (contendo Magnetismo, Eletricidade e Física de Semicondutores), Física Moderna, Teoria da relatividade (Relatividade geral e Relatividade restrita), Física de Partículas (incluindo Física Subatômica), Física Atômica, Física Molecular, Física Nuclear, Mecânica Quântica e Mecânica Estatística. Entre suas aplicações tecnológicas estão a Eletrônica e Física computacional. Há ainda as áreas de Física de Materiais, Mecânica estatística, Física Matemática, Física de Plasmas, Oceanografia, Econofísica e Física atmosférica e aplicações em outras ciências, como Físico-química (na química), Astrofísica (na astronomia), Geofísica (na geologia), Biofísica (na biologia), Física Médica (na medicina) e Agrofísica (na agronomia).
A Física e Suas Relações com outras Ciências
Por muito tempo as ciências formavam uma grande área do conhecimento chamada filosofia Natural. Há aproximadamente dois séculos, tornou-se evidente as distinções entre a Física, a Química e as ciências Biológicas.
Durante muitos séculos a física esteve ligada às artes. A exemplo disso temos os manuscritos de Leonardo da Vinci (1452-1519) que fazem as primeiras referencias às forças externas atuantes em uma estrutura; assunto que hoje em dia estudamos em mecânica.
Da Vinci preocupou-se também com a influência das forças na arquitetura.
Parte da biologia também foi influenciada pela física. Nas décadas de 1930 e 1940, um grupo de físicos mostrou-se interessado em aplicar as ideias técnicas da física à Microbiologia. Esses estudiosos tinham como objetivo encontrar novas leis da física com os estudos de organismos biológicos. No entanto, suas expectativas não foram alcançadas, mas os esforços do grupo deram origem a um novo campo de estudo, chamado atualmente de Biologia Molecular.
...