O Setembro Verde
Por: dandiss8 • 30/9/2020 • Seminário • 344 Palavras (2 Páginas) • 146 Visualizações
Antes de ler esse post, volte duas casas, opss 2 posts!
Esse post complementa o primeiro post sobre Setembro Amarelo.
Desde de 2014 o mês de setembro foi escolhido para ser o mês de uma das campanhas mais importantes do país, o combate ao suicídio. Oficialmente hoje, dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Como ajudar pessoas com depressão ou outros transtornos mentais?
Estar presente, demonstrar interesse e carinho aos familiares é uma das maneiras de identificar e prevenir problemas de depressão. Sinais como mudanças de comportamento, reclusão e até alterações no sono e apetite, podem ser sinais de depressão. Participar do processo de cura do familiar também é extremamente importante, além é claro de contar com a ajuda de especialistas da área da saúde mental.
Diversos fatores podem impedir a detecção precoce e, consequentemente, a prevenção do suicídio. O estigma e o tabu relacionados ao assunto são aspectos importantes. Durante séculos de nossa história, por razões religiosas, morais e culturais, o suicídio foi considerado um grande “pecado”, talvez o pior deles. Por esta razão, ainda temos medo e vergonha de falar abertamente sobre esse importante problema de saúde pública. Um tabu, arraigado em nossa cultura, por séculos, não desaparece sem o esforço de todos. Tal tabu, assim como a dificuldade em buscar ajuda, a falta de conhecimento e de atenção sobre o assunto por parte dos profissionais de saúde e a ideia errônea de que o comportamento suicida não é um evento frequente, condicionam barreiras para sua prevenção.
A prevenção do suicídio não se limita à rede de saúde, devendo ir além dela, sendo necessária a existência de medidas em diversos âmbitos na sociedade, que poderão colaborar para a diminuição das taxas de suicídio. A prevenção deve ser também um movimento que leve em consideração os aspectos biológico, psicológico, político, social e cultural, no qual o indivíduo é considerado como um todo em sua complexidade.
Se precisar de ajuda existem ONGS que fazem ótimos trabalhos, com pessoas treinadas para te ouvir e ajudar, pela internet ou pelo telefone, ligue 188, ou entre no site: https://www.cvv.org.br/quero-conversar/
...