O Template Estágio
Por: Leoncio Oliveira • 29/9/2021 • Monografia • 3.039 Palavras (13 Páginas) • 129 Visualizações
[pic 1] | Centro Universitário Leonardo da Vinci | |||
NOME DO(A) ACADÊMICO(A)[a]: CURSO (TURMA)[b] TUTOR EXTERNO: Nome do Orientador[c] [pic 2] PROJETO DE ESTÁGIO: TÍTULO DO PROJETO[d] CIDADE[e] ANO/SEMESTRE[f] |
SUMÁRIO[g]
PARTE I: PESQUISA 3
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 3
1.2 OBJETIVOS 3
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA 4
PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO 6
2.1 METODOLOGIA 6
2.1.1 PLANO DE AULA I 6
2.1.2 PLANO DE AULA II 6
2.1.3 PLANO DE AULA III 6
2.1.4 PLANO DE AULA IV 6
2.1.5 PLANO DE AULA V 6
2.2 CRONOGRAMA 6
REFERÊNCIAS 7
APÊNDICES 8
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Área de concentração: Digite aqui[h]
Programa de Extensão: Digite aqui[i]
Projeto de Extensão: Digite aqui[j]
Produto Virtual: Digite aqui[k]
Tema: Digite aqui[l]
Neste tópico, você acadêmico, enuncia uma área de concentração e a justificativa da escolha. Ao optar por uma área de concentração, você estará elegendo um campo ou ramo do conhecimento ou atividade, pois, segundo Borges-Andrade (2003, p. 165), uma área de concentração “[...] deve agrupar ações e fazê-las convergir para um centro de modo [...] a tornar mais ativo determinado domínio de conhecimento”.
Ao escolher a área de concentração, você precisa definir um tema e delimitá-lo, ou seja, é preciso estabelecer limites, apresentando, especificamente, qual é o seu interesse de estudo. As leituras elencadas sobre o assunto devem permitir um estudo do tema de forma mais completa possível.
1.2 OBJETIVOS[m]
- Trabalhar movimentos, ritmos, sonoridade, criatividade, memória, tempo e espaço.
- Compreender fenômenos da natureza, a importância do sol.
- Desenvolver a linguagem oral, estimular a criatividade, desenvolver a atenção e o raciocínio, identificar as estações do ano, desenvolver a coordenação motora, a percepção auditiva e visual.
- Expor o que é folclore, explicar a importância do folclore, provocar o interesse da criança pelo tema, auxiliar no desenvolvimento da memória, coordenação motora e atenção, promover a criatividade.
- Estabelecer noção entre quantidades com resultado maior, compreender as ideias de adição envolvendo os conceitos de sequência numérica e operação através da brincadeira.
- Conhecer as formas geométricas: quadrado, círculo, retângulo e triângulo, identificar e classificar as formas geométricas em objetos do dia-a-dia.
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA[n]
Os primeiros anos de Educação Infantil são marcantes para o aluno, pois permitem que ele exercite a possibilidade de se afastar do núcleo familiar, passando a agregar-se e interagir como outros grupamentos sociais. Esta passagem do universo privado e restrito, que é a família, para outro, público e mais amplo que é a escola, é de fundamental importância no processo da individualização do sujeito.
A criança deve aprender a lidar com seus desejos e conhecer seus limites. Através do excessivo otimismo em relação ao caráter da natureza boa do homem ao nascer, Rousseau faz severas críticas à educação autoritária, onde o fim da educação para ele é a inserção social, após a criança ter recebido uma educação individualizada. “A pobre criança que nada sabe que não pode nada, nem nada conhece, não está a vossa mercê? (...) sem dúvida ela deve fazer só o que deve, porém deve querer só o que vós quereis que ela faça”. (Rousseau).
A prática pedagógica está alicerçada no Sócio-Interacionismo, pois é uma teoria de aprendizagem e que se dá em contextos históricos, sociais e culturais. Cujo foco dessa teoria está na interação social.
No enfoque sobre educação, Vygotsky é um teórico que embasa a prática pedagógica. Pois, ele está presente nos documentos voltados para educação infantil brasileira, especialmente na LDB. Uma das principais contribuições desse teórico para educação é defender os processos de aprendizagem como: a coordenação motora para o desenvolvimento, o brincar, cuidar, educar etc.
Por meio de uma brincadeira de criança, pode-se compreender como ela vê e constrói o mundo. Pela brincadeira ela manifesta certas habilidades que não seriam esperadas pela sua idade.
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
2.1 METODOLOGIA[o]
Este relatório de estágio utiliza como metodologia de pesquisa a elaboração do plano de aula. De acordo com Barros, a correta utilização do plano de aula permite que o professor tenha um planejamento melhor da aula, com um controle e acompanhamento na execução das tarefas e “[...]a aula se tornará mais agradável e rica, proporcionando maior envolvimento de todos, além dos ótimos resultados para a aprendizagem” (BARROS, 2021). Mediante isto, o relatório apresenta a seguir os 5 planos de aulas, com base nesta metodologia de pesquisa.
...