O misterioso segredo dos fogos de artificio
Por: thaa.lluyza • 4/4/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 276 Palavras (2 Páginas) • 216 Visualizações
Todos já devem ter se perguntado como os fogos de artificio liberem aquelas cores incríveis logo após a explosão. Estes fogos chamam a atenção em qualquer comemoração do ano seja no réveillon no Rio de Janeiro ou em qualquer outro lugar do mundo. Descubra porque são coloridos.
Tudo começa na época dos atomistas mais especificamente com Bohr admitindo que um gás quando uma corrente elétrica passava nele emitia luz. Ele foi o responsável pela descoberta que determinados elementos químicos emitiam cores diferentes ao receberem alguma forma de energia.
Deduziu que um átomo tem um conjunto de energia disponível para seus elétrons, isto é, a energia de um elétron em um átomo é quantizada (existe com múltipla quantidade). Esse conjunto de energias mais tarde foi chamado de níveis de energia.
Bohr deduziu que os elétrons dos átomos possuem diferentes níveis de energia localizados em diferentes orbitais, sendo assim ao receber energia os elétrons a absorve e saltam de um orbital para outro ao retornarem para seus lugares de origem liberam a energia em forma de luz.
Nos fogos de artificio acontece a mesma coisa, eles são formados basicamente por pólvora misturada a outros compostos de determinados elementos químicos. No momento da explosão da pólvora, causada pelo término da queima do pavio, a energia gerada excita os elétrons que a absorvem e saltam de orbitais ao retornarem liberam a energia absorvida em forma de luz gerando o maravilhoso conjunto de cores no céu.
“Não existe mundo quântico. Existe apenas uma descrição física abstrata. É errado pensar que o dever da física é descobrir como a natureza é. Física é aquilo que nós podemos dizer sobre a natureza.” – Niels Bohr.
...