OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Por: Stênio Ítalo Carvalho Lima • 8/1/2020 • Trabalho acadêmico • 294 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
COMPARATIVOS ENTRE AVAS
(AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM)
ALUNO: STÊNIO ITALO CARVALHO LIMA
MOODLE
Um espaço bastante interessante na prática de ensino a distância, tornou-se a maior e melhor ferramenta no processo de aprendizagem virtual. De fácil aparência, é descentralizado, onde o aluno pode compartilhar e formar ideias, tendo um feedback tanto dos outros alunos quanto dos professores. Favorece a aprendizagem de forma colaborativa, aprendo com a ajuda de amigos, entretanto, precisa ser melhorado pois ainda é lento e precisa também ser mais simplificado, para um melhor andamento do curso proposto.
“BLACKBOARD”
O “Blackboard” é um sistema dinâmico, muito mais que apenas um ambiente de aprendizagem. Pode ser feito de acordo com a necessidade da instituição, é bem interativo. O professor ao ver as dificuldades do aluno pode direcionar conteúdos de acordo com o nível de aprendizagem do mesmo. Tem como pontos negativos o não uso gratuito, é preciso pagar, é privado e não tão difundido no Brasil ainda.
TELEDUC
Bastante simples, um ambiente de fácil usabilidade, tanto pelos professores quanto pelos alunos. O processo de aprendizagem também é colaborativo e interativo. Tem um alcance muito grande, por meio da televisão, depois pela internet. Esse ambiente já foi superado. Há também uma certa ausência de pessoas treinadas para manusear e ensinar sobre o ambiente.
ROODA
Tem como foco o usuário, o compartilhamento de produções, através de fóruns e chats. O aprendizado também é interativo e intuitivo, de fácil manuseio pelos usuários. Existem ferramentas que servem de auxílio para o professor e os alunos com a finalidade de um dialógo intermitente. Não é tão difundido para a nossa região, dificultando assim o acesso.
...