Os Diretores Da Empresa Meta Soluções
Casos: Os Diretores Da Empresa Meta Soluções. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: braz00 • 7/10/2013 • 1.254 Palavras (6 Páginas) • 585 Visualizações
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
A ERA DIGITAL NO ESPAÇO ESCOLAR
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação, Políticas Públicas na Educação Básica, Fundamentos da Gestão Educacional e Seminários II
Profs. Cyntia Simione, Raquel Franco, Edlaine Vagula, Vilze Vidotti e Laura Célia.
Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor(a) desala: Rosinilda Mota
Cruz das Almas
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar qual deve ser o papel do gestor frente às novas tecnologias educacionais e como contribuir para que estes recursos sejam incorporados na prática pedagógica do professor.
As tecnologias oferecem suporte em diferentes ações coordenadas pelo gestor como:
• Possibilitar a comunicação entre os educadores da escola, pais, membros da comunidade, especialistas e de outras organizações;
• Dar subsídios para a tomada de decisões, a partir da criação de um fluxo de informação e de troca de experiências;
• Produzir atividades colaborativas que permitam o enfrentamento de problemas da realidade escolar;
• Desenvolver projetos relacionados com a gestão administrativa e pedagógica;
• Criar situações que favoreçam a representação do conhecimento pelos alunos e de sua respectiva aprendizagem;
As tecnologias de informação e comunicação foram implantadas na educação para informatizar as atividades administrativas, para agilizar o controle e a gestão técnica.
Desta forma a incorporação das TIC na escola e na prática pedagógica não mais se limita propiciando-lhes o domínio das tecnologias e auxiliando no processo de ensino aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO
Com a implantação da Lei nº 9394/96, conhecida como lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabelece um modelo de gestão para escolas publicas da educação básica.
Artigo206(...)
I- Iguladade e condição para o acesso e permanência na escola;
II-Liberdade de aprender, ensinar,pesquisar e divulgar o pensamento,a arte e o saber;
III-Plurarismo de idéias e de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
IV-Gratuidade do ensino públicoem estabelecimentos oficiais;
V-Valorização dos profissionais do ensino, garantindos, na forma da lei por planos de carreira para o magistério público de provas e títulos;
VI-Getão democrática do ensino público na forma da lei;
VIIGarantia de padrão de qualidade (grifo nosso).
A nova LDB segundo Demo, possui características importantes e necessárias, voltada a um mundo moderno cujo conhecimento esta em todos os recantos da vida, desde o mercado até acultura.É uma lei mais flexível que respeita as diferentes realidades do País, das regiões e das localidades; é descentralizadora por fortalecer a autoridade e auonomia dos sistemas e instituições;é criativa propondo diferentes caminhos e alternativas pedagógicas, com o proposito de melhorar a aprendizagem e o padrão de qualidade das escolas;e, é incentivadora proporcionando novas perspectivas à realização e formação do educando, ao rejeitar sua retenção e estimular seu avanço crescente de diversas formas.
Ao Gestor Escolar cabe a responsabilidade de planejamento, liderança, iniciativa, de criação de espaços e clima de reflexão e experimentação, para que na sua Gestão escolar consista num ambiente de participação ativa de todos os envolvidos para a realização de todos os processos educativos.
De acordo com Almeida (2004, p. 2),
o envolvimento dos gestores escolares na articulação dos diferentes segmentos da comunidade escolar, na liderança do processo de inserção das TIC na escola em seus âmbitos administrativo e pedagógico e, ainda, na criação de condições para a formação continuada e em serviço dos seus profissionais, pode contribuir e significativamente para os processos de transformação da escola em um espaço articulador e produtor de conhecimentos compartilhados.
O gestor escolar e sua equipe tem grandes apoio governamental estimulados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) com programas integrados a educação tecnológica que apoia um avanço das tecnologias na educação .Cabe ao professor usar o computador não como máquina de ensinar mas como uma ferramenta educacional de apoio, aperfeiçoamento e de possível mudança na qualidade de ensino.
Segundo Pretto (1996):
[...] "não podemos pensar que a pura e simples incorporação destes novos recursos na educação seja garantia imediata de que se está fazendo uma nova educação, uma nova escola, para o futuro [...] vivemos um momento histórico especial, em que surgem novos valores na sociedade”.
Devemos considerar que algumas tecnologias digitais já estão presentes e familiarizada na escola, como o uso de calculadoras, calculadoras científicas, televisores e até mesmo os celulares e podem sim, ser considerados como tecnologias de informação e comunicação
...